Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de junho de 2022.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Vale Histórico

 
São José do Barreiro, Bananal e Areias são os municípios que compõem o Vale Histórico


 


A região do Vale Histórico, localizada entre as Serras da Bocaina e da Mantiqueira, abriga belezas naturais e histórias da colonização do Brasil. Suas cidades floresceram na época de ouro da produção de café e, hoje, apostam no turismo ecológico e na prática de esportes para movimentar o turismo.   
 
Areias foi o primeiro município da região do Vale do Paraíba a cultivar café, chegando a tornar-se um polo produtor responsável por 10% da produção estadual do insumo. Essa herança reflete-se na arquitetura local, repleta de palacetes e casario dos antigos barões do café. Um exemplo dessa arquitetura é o Hotel Solar Imperial, erguido em 1798, onde Dom Pedro I pernoitou durante sua viagem que culminaria no grito do Ipiranga. A Casa da Cultura de Areias preserva um acervo de fotos, documentos e outros marcos históricos da cidade, além do escritório onde o escritor Monteiro Lobato – na época, Promotor Público em Areias – trabalhou durante os três anos em que viveu no município.  
 
Apaixonados por natureza e esportes radicais encontram em São José do Barreiro diversas opções de lazer ao ar livre. O principal atrativo da região é o Parque Nacional da Serra da Bocaina, com seus 104 mil hectares de Mata Atlântica e altitude superior a 2 mil metros acima do nível do mar. O parque conta com diversas cachoeiras, como a das Posses, Santo Isidro – com seus 90 metros de altura - e do Veado, além de trilhas como a Trilha do Ouro, um caminho de mais de 800 metros pavimentado por rochas construído com mão de obra escrava há mais de 300 anos. São José do Barreiro é famosa pelas suas festas tradicionais, como a Festa de São José Barreiro, sempre no 3º final de semana do mês de julho e pelo seu Carnaval.
 
Responsável por quase metade da produção de café brasileiro na época de ouro da bebida, o município de Bananal foi um dos mais ricos do Estado e chegou a ter moeda própria no século XIX. Nesse período, os barões do café faziam empréstimos de dinheiro para a coroa portuguesa e seus enormes casarões ainda se encontram preservados no centro histórico. O principal atrativo da cidade é a Estação Ecológica do Bananal, onde o turista encontra sete cachoeiras (também conhecida como cachoeira das sete quedas), sendo que algumas necessitam de agendamento prévio para visitação gratuita, enquanto outras são acessíveis mediante uma taxa de entrada. O lugar é conhecido como o paraíso das bromélias e abriga diversos tipos de plantas e animais, como onças pardas, antas, marsupiais, entre outros. Partindo da Pousada do Rio Mimoso, o viajante pode acessar a Cachoeira do Bracuí, com sequência de cinco saltos e piscinas naturais, além das trilhas para o Rio Mimoso e para o Mirante - que dá vista para a Pedra do Frade.
 



Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite