Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Entre Serras e Águas

 
Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia e Tuiuti compõem a Região Turística Entre Serras e Águas
 





O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, criado em 2010, fica na Serra do Itapetinga e abrange quatro municípios, entre eles, o de Bom Jesus dos Perdões. Sua importância está na preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e do corredor Cantareira-Mantiqueira mantendo a conectividade dos fragmentos florestais. O principal atrativo da unidade é a própria Pedra Grande, um afloramento rochoso, com 1.418 m de altitude, com idade pré-cambriana, ou seja, surgida há mais de 600 milhões de anos. Além da beleza cênica, o monumento abriga “Refúgios Montanos”, áreas mais sensíveis e importantes para conservação, com micro-habitats ricos em diversidade biológica e endemismo. Nesse cenário há espécies de beleza singular como bromélias, orquídeas, musgos, entre outras.  Outro atrativo: a Cachoeira do Barrocão localizada a seis km do centro do município de Bom Jesus dos Perdões, junto da Pedra do Coração. Seu acesso é feito através da Estrada Municipal, BJP- 050 (Estrada da Cachoeirinha) que se inicia ao final da Avenida São João (via municipal). O ribeirão possui diversos pontos com queda d'agua e bacias naturais, possibilitando o aproveitamento do recurso hídrico para fins de recreação e turismo. Bom saber que a Festa de São Sebastião é tradição em Bom Jesus dos Perdões. A celebração é feita em honra do santo conhecido como protetor contra a fome, pestes e epidemias e acontece sempre na última semana do mês de Janeiro. Conta com diversas atrações que animam o público, o cortejo de Congadas é uma das tradições da festa, atrações musicais, barracas com alimentos, roupas e variedades. Durante a festa acontece a tradicional corrida de São Sebastião, com um trajeto de oito km de corrida e quatro km para caminhada. Também tem novena, procissão, bandas musicais e leilões. As festividades acontecem na Igreja do Rosário, onde fica exposta a imagem do santo.

Em Bragança Paulista a gastronomia é famosa e muito procurada, isto porque é conhecida como a Capital Nacional da Linguiça. Na região há uma excelente oferta desta iguaria, com eventos anuais, como a Festa da Linguiça. Desta forma, na cidade há linguiça de todos os tipos: com pimenta, sem gordura, com alho, ou ainda, com ervas, por exemplo. Vale saber que elas são servidas em sanduíches, hambúrgueres, escondidinhos, tapiocas, entre outros tipos de pratos. A festa acontece sempre no mês de setembro no recinto do Posto de Monta e reúne dezenas de produtores da famosa especiaria, recebendo perto de 30 mil pessoas e comercializando mais de mil quilos de linguiça nos cinco dias de festa. A entrada é gratuita. Lazer e cultura também integram as atividades turísticas de Bragança Paulista, como acontece com a praça Raul Leme, que é considerada por muitos o coração desta cidade. Também conhecida como praça central, o Jardim Público Municipal Parque Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme é um lugar agradável para se conhecer com diversas atrações culturais que ocorrem durante todo o ano, além de possuir extensas áreas verdes e de lazer. Tem mais: considerado cartão postal de Bragança, o Lago do Taboão é ponto de encontro de esportistas, amantes da natureza, estudantes e pessoas que curtem boas baladas e happy hours. Com pista de cooper, ciclismo, praças de esporte, anfiteatro aberto e muitas árvores, ao longo de seus quase três mil metros de extensão, é o local ideal para quem procura lazer, sossego e diversão e o Lago fica na entrada da cidade (via rodovia Fernão Dias). Interessante atrativo da cidade é o Museu do telefone que está localizado bem na área central da cidade, no prédio da antiga sede da ECTB, que foi inaugurada no ano de 1976. Reúne cerca de 66 peças, sendo que, entre elas, está a réplica do primeiro aparelho telefônico que veio para o Brasil, foi um presente de Graham Bell para o então imperador do Brasil, Dom Pedro II. Bom destacar que esta estância tem eventos o ano todo, como Carnaval, Feira das Nações e Exposição de Animais, Expoagro e Festa do Peão, Feira de Artesanato, Exposição de Orquídeas, Festival de Inverno, Festival Arte Serrinha e Maio Cultural.

Na Casa do Artesão, ao lado da Igreja Matriz, os turistas podem encontrar peças de artesanato produzidas por moradores locais, e as que mais fazem sucesso, dentre elas, estão ligadas ao lobisomem, figura que ganhou até uma capital só para ele: Joanópolis. Mas, para além dos monstros noturnos que fazem a alegria e a curiosidade de visitantes em trilhas no meio da madrugada, essa estância turística guarda tesouros e segredos bem no meio das matas. São várias cachoeiras, algumas de inigualável beleza, inclusive uma das duas maiores quedas d’água do território paulista, em plena Serra da Mantiqueira. Joanópolis, uma cidade para muitos passeios e com bom número de pousadas e hotéis, é turismo certeiro. Entre os principais atrativos, está a enorme Cachoeira dos Pretos, de 154 metros de altura e que pode ser vista de bem longe, uma vez que se localiza a 18 km do centro. É considerada a segunda maior do Estado de São Paulo, uma das maiores do Brasil e dispõe de infraestrutura para atividades de aventura, sendo que ali se pode praticar rafting, boia-cross e caiaque. Os turistas também vão gostar de conhecer outros recantos repletos de serra, água e pedras em Joanópolis. A Serra do Lopo, por exemplo, é um dos locais favoritos para os praticantes de trekking, rapel, mountain bike e asa delta, com paisagens deslumbrantes, mirantes e cachoeiras. Já a Praça da Igreja Matriz (no centro de Joanópolis) atrai as pessoas para eventos culturais como, por exemplo, a grandiosa festa junina, que traz à tona a mesa caipira, a cultura da roça e suas tradições. Nas lojas locais, vendem-se queijos, cachaças e doces e há restaurantes com comida caseira. Destaque também para a venda de souvenires, camisetas, vinhos, pingas, bonecos e brindes com a imagem do lobisomem, no Turismo do Imaginário em Joanópolis, cuja fama se espalhou como um xodó que não mete medo, mas traz dividendos.

Para além dos seus condomínios e sítios, alguns de alto padrão, tanto para moradia como para veraneio, Mairiporã, no sopé da Cantareira, está entre as 100 cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano do País. Uma das atrações que a cidade oferece, o contemplativo Pico do Olho d’Água (ou Morro do Juqueri), fica a 1170 metros acima do nível do mar, um verdadeiro paraíso perdido com visual incrível perto da Capital, próprio para piqueniques, trilhas, voo livre, caminhadas, camping, filmagens, fotografias e lembranças. O nome Mairiporã foi sugerido pelo jornalista e poeta J. G. de Araújo Jorge e, em tupi-guarani, significa “cidade bonita”, daí o município ser conhecido como “Aldeia Pitoresca”. A presença da Serra da Cantareira garante roteiros para visitantes que procuram recantos tranquilos junto à natureza. Exemplo disso é a represa Paulo de Paiva Castro, que se estende por dez quilômetros até o limite com Franco da Rocha, integrando-se ao sistema Cantareira de abastecimento de água. O local possui muitas paisagens e tem sido muito procurado para a prática de esportes náuticos, bem como as pescas esportiva e amadora. Entre os vários equipamentos turísticos que o visitante pode encontrar em Mairiporã: a Pedreira Dib, onde aventureiros se arriscam no rapel; o Parque Linear, construído em 2016, com pista pump track para esportes radicais como skate, bike, patins e patinetes, além de ciclovia, playground, academia ao ar livre, bosque e pista de caminhada; o Caminho do Rio Juqueri, que corta a região e tem corredeiras para boia cross. Famosa por suas trilhas na Serra da Cantareira, esta é uma cidade que possui grande quantidade de pousadas e hotéis (alguns, inclusive, de luxo) para hospedagem, sendo também dedicada ao turismo rural (com chácaras e sítios). Seu centro urbano é repleto de lojas, bares e restaurantes, gerando opções de lazer e compra para quem a visita.

Encravado na Serra da Mantiqueira, Nazaré Paulista é um lugar serrano, com mais de mil metros de altitude, que permite ao turista um clima agradável para o ecoturismo, repleto de natureza, com cachoeiras, nascentes e águas represadas. O destaque fica para a Represa Atibainha que é um espaço dedicado para quem quer mergulhar, andar de barco ou praticar pesca esportiva.  Caso queira um espaço mais tranquilo para se conectar com a natureza, poderá visitar a Cachoeira Gavirutuva. Além da represa, a cidade também possui uma parte do Parque Estadual Itaberaba criado em 2010, que é um importante corredor ecológico, entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira, e sua área de mais de 15 mil hectares preserva importantes remanescentes da Mata Atlântica e bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira. O parque também abriga inúmeras espécies de animais ameaçados de extinção. Os interessados em Turismo Cultural, bom fazer uma visitação à Casa de Francisco Derosa, construída no início do século XX, que pertenceu ao prefeito da época e fundador da primeira escola do município. Outra casa para conhecer é a Casa dos Escravos, uma construção do século XVII que ainda mantém a sua estrutura inicial e parte da mobília original localizada no Bairro do Cuiabá. Tem mais: Nazaré mantém a tradição, que é a devoção a São Gonçalo. Trata-se de uma dança de cunho especialmente religioso, quase sempre em pagamento de promessa, expressando de forma especial a São Gonçalo, conhecido entre os devotos como "Gonçalo de Amarante", que nasceu e viveu em Portugal. A cidade também se destaca pela produção de cana-de-açúcar para cachaça. Por isso, o visitante não pode deixar de passar nos Alambiques locais para ver como é feita a produção da cachaça, desde a colheita da cana-de-açúcar até o engarrafamento.

Pedra Bela faz jus ao nome, pois é muito valorizada pelos seus recursos naturais, possui uma linda paisagem, um ótimo clima, várias cachoeiras e riachos, em plena Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.100 metros, ao Circuito das Águas Paulista. O principal ponto turístico do local é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida com uma área de 20 mil metros quadrados e no dia 12 de outubro de cada ano, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é realizada uma grande festa no Santuário. Milhares de fiéis de todas as localidades do Brasil para lá se dirigem, demonstrando sua fé. Ainda pelo Turismo Religioso, a Praça Nossa Senhora de Lourdes está localizada no centro da cidade, onde abriga a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística. Outro ponto bastante procurado é a Tirolesa de Pedra Bela, uma das maiores do Brasil, sai do ponto inicial do Alto da Pedra e termina no Portal da Cidade, com uma extensão de 1.800 metros. A tirolesa é uma atividade esportiva de aventura originária da Áustria. Consiste em um cabo de aço aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. Tal atividade permite ao praticante a emoção de voar contemplando belas paisagens A duração do percurso é de aproximadamente 1 minuto e 40 segundos e a velocidade média pode chegar a 80 km/h. Com certeza a tirolesa já é um sucesso, atraindo a curiosidade de muitos aventureiros, com isso propiciando o aquecimento do comércio local, trazendo para a cidade um turista diferenciado e uma divulgação do nosso município resultando em inúmeros benefícios para a população. Mais atrativos:  Cachoeira Antônio Souza no Bairro Boca da Mata, distante cerca de 12 km do centro; uma piscina natural, mais conhecida como “Cachoeira Boca da Mata”, está no Bairro Boca da Mata e é formada pelo Rio Camanducaia na divisa entre o estado de São Paulo e Minas Gerais além das corredeiras do Tuncuns estão localizadas no Bairro do Tuncuns.

Pinhalzinho é uma cidade muito tranquila, e recebeu este nome pela presença da mata de pinheiros que cobria a região. As paisagens são repletas de morros, áreas verdes, rios e nascentes. As opções gastronômicas são atraentes, como um restaurante que funciona aos finais de semana e recebe visitantes de diferentes cidades em busca dos pratos tradicionais da cozinha italiana, como as massas frescas, molhos, pães e carnes, e os vinhos. No Turismo Rural existe uma propriedade que se dedica à produção de frutas exóticas como a pitaia, temoia, groselha e o figo da índia. A visita é acompanhada do proprietário da fazenda, e é possível conhecer de perto as particularidades do cultivo e ainda provar todas essas delícias,  e o outro produto importante cultivado é o cogumelo, em especial o shitake e o cogumelo paris. Pelo Turismo Religioso,  há a igreja central, obra realizada pelo construtor Tomás de Camargo e o carpinteiro José, sendo trazida diretamente de Barcelona a imagem da padroeira Nossa Senhora de Copacabana.  Há diversas rotas em Pinhalzinho para agradar seus visitantes: Rota dos Sabores, Rota das Cores e Som, Rota do Bem Estar, Rota das Experiências e Rota dos Aromas. Bom desfrutar dos equipamentos do Parque Municipal Octaviano Fornari com área de lazer, brinquedos e academia de musculação, bem no centro da cidade. Ao mesmo tempo em que  esta cidade oferece momentos de sossego para os visitantes, com sua rica gastronomia e Turismo Tural, há os agitados campos de AirSoft com toda a infraestrutura para os praticantes deste esporte de ação. Em 28 de fevereiro de 1964, através da Lei, Pinhalzinho foi elevado à categoria de município, desmembrado de Bragança Paulista.

Um dos recantos naturais mais belos do Estado de São Paulo é Piracaia e  a mãe natureza premiou este lugar em todos os aspectos. É Banhada pelos rios Cachoeira e Atibainha, que formam três represas e inúmeras cachoeiras. Com clima agradável, em média 24 °C, é certo que sua geografia oferece condições ideais para a prática de inúmeros esportes e atividades ligadas à natureza, com trilhas para caminhadas, escaladas e esportes náuticos. Incrustada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, possui cachoeiras, trilhas, visuais de rara beleza, ótima para a prática de caminhadas, passeios de bike ou até mesmo a cavalo. Local ideal para amantes de esportes de aventura. Mas é no Turismo Religioso que este município se destaca, a exemplo do Santo Cruzeiro, considerado o Maior Crucifixo do Mundo. Esculpido em cimento pelo arquiteto José Bonetti, o crucifixo de 14 metros de altura foi inaugurado em 14 de julho de 1946. Juntamente com o Santo Cruzeiro, foi construída uma escadaria com 591 degraus, unindo a cidade ao monumento. No pé da escadaria do Santo Cruzeiro há uma Gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Um episódio que acontece frequentemente, é que muitos romeiros que passam por Piracaia em destino à cidade de Aparecida, param para visitar a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, para pedir forças e coragem para seguir viagem por mais 180 km. Piracaia, cujo nome significa peixe assado ou frito, dispõe de um parque ecológico com lago, pista de cooper, playground, quadra de futebol de areia, horto com viveiro de mudas, orquidário, lanchonete e estacionamento, bem próximo ao centro da cidade. A natureza deste destino turístico é exuberante, começando pela sua paisagem serrana. Algumas das principais atrações: Pedra do Carmo, Morro da Boa Vista, Alto da Boa Vista, Cachoeira do Pião e Rota do Atibainha. Tem mais: Piracaia é conhecida como a Capital da Truta, bom atrativo ao turismo gastronômico.

Tuiuti conta com o primeiro parque de mobilidade do Brasil, o Motor Park Haras Tuiuti, nele o turista que curte carros e velocidade tem a oportunidade de vivenciar o mundo do automobilismo pagando um ingresso diário e curtir várias atrações, dentro delas dirigir carros 100% elétricos, híbridos ou a combustão em pistas on e off road, aproveitar com toda a família o passeio desfrutando de corridas de carrinho de rolimã, patinete, autorama, simulador de capotagem e muito mais. O local conta com praça de alimentação e loja de souvenirs.  Pelo Turismo Gastronômico, a cidade dispõe de um restaurante bem procurado, o “Ponto do Peixe” campeão de vendas na região Há também diversos pesqueiros, sendo dois principais o “Pesqueiro Primavera” e o “ Pesqueiro Miasaky”. Já quando o tema é o Turismo Rural, um dos principais atrativos trabalhados no município é o “ Rancho Fungo”, propriedade especializada no cultivo de cogumelos e neste destino o turista pode desfrutar de um bom passeio participativo com muita cultura e informação. A atividade turística de Tuiuti envolve as agroflorestas como a “Agrofloresta Monalisa” e o “ Sitio Pacha Mama”, além de atrativos naturais que também fazem sucesso como a “Cachoeira dos Godoy” e o  belo “Parque do Lago”, um parque todo cercado, próprio para caminhadas, corridas, passeios de bicicleta, de pedalinhos, caiaque, stand up pedal e  até para um pique nique com toda a família. Tuiuti é uma cidade maravilhosa, tranquila para curtir com toda a família. A tradução do toponímio Tuiuti, do Tupi-Guarani, quer dizer Brejo Branco.



Municípios Turísticos

Estâncias Turísticas

Bragança Paulista 

Joanópolis


Municípios de Interesse Turístico

Mairiporã

Nazaré Paulista

Piracaia


Ações e Programas

Guia Pet Friendly

Joanópolis

Mairiporã

SP Ecoaventura

Mairiporã

Pedra Bela





Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite