Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Mananciais Aventura Artes e Negócios

 
Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Ibiúna. Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista compõem a Mananciais, Aventura, Artes e Negócios

 


O Turismo Religioso é bem expressivo em Cotia, a exemplo do Templo Zu Lai que é o maior templo Budista da América do Sul e faz você se sentir em um cenário de filme com toda a sua arquitetura oriental, esculturas e imagens budistas, além de toda a beleza do próprio monastério. Outra beleza é encontrada na Paróquia de Santo Antônio com janelas enormes e uma torre gigantesca em destaque. Do lado da igreja existe uma pequena capela com vista para uma cuidada praça, com uma fonte entre o jardim. Já a imponente Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi erigida no dia 31 de maio de 2014. Vale visitar o Sítio Mandú foi construído no início do século XVIII, como um exemplar das antigas habitações dos Bandeirantes que anteriormente passaram por aquela região. O casarão foi erguido em estilo colonial de (Taipa e Pilão), método de construção muito utilizado na época. As visitas são monitoradas e agendadas pela Secretária de Turismo de Cotia. O Kartódromo Internacional de Granja Viana, em cotia, é um grande atrativo. Com 48 mil² conta com infraestrutura para atender os clientes da melhor maneira possível: restaurante e espaço de eventos, lanchonete com deck, área de boxes, Oficinas para manter os karts, paddock, vestiários, lojas de produtos e estacionamento. Muito procurada, a Cidade das Abelhas da cidade é um o parque ecológico que preserva as matas e as nascentes locais; é cultural porque apresenta tudo sobre a vida das abelhas para todas as idades e de lazer com atrações para crianças até 12 anos.


Muito próxima da Capital, 28 km, a estância turística Embu das Artes há muito tempo faz parte do catálogo de passeios imperdíveis dos paulistanos, em especial aos finais de semana. A cidade recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, segundo a prefeitura. O maior motivo, entre inúmeros atrativos deste destino com ruas estreitas e muitas delas de paralelepípedos, é a Feira de Arte e Artesanato, realizada desde 1969, no Centro Histórico da cidade para divulgação e venda do trabalho de artistas locais. Acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Sempre lotada. O sucesso da atividade turística é uma conquista antiga deste local que se tornou estância em 1979, e de lá para cá vem se aprimorando neste setor que se traduz numa soma de itens desde a variedade de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, antiquários, lojas de artesanato, de móveis rústicos, até ateliês e galerias de arte. Este Turismo de Compras a céu aberto é extremamente diversificado e tem à disposição do público, almofadas, mantas, tapetes, aparelhos de jantar, mobílias dos séculos XVII, XVIII e XIX, cristaleiras, barracas de doces, abajures, quadros, flores artesanais, calçados, bolsas e tantos outros artigos como, as bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, MG. Muito visitado também é o Museu do Índio que reúne uma coleção de objetos usados nas tribos das regiões Centro-Oeste e Amazônica, como brinquedos, utensílios domésticos e armas. É instituição privada, vinculada ao Centro de Informação da Cultura Indígena que é responsável por conservar, pesquisar e expor ao público um acervo etnográfico e etnológico composto por mais de 500 peças, além de manter uma programação cultural relativa ao universo indígena brasileiro. Fica na Rua da Matriz, bem no centro da cidade. Outro local interessante para passear é a Feira do Verde localizada na Rua Siqueira Campos e que acontece também aos finais de semana, com uma diversidade de plantas, flores e árvores frutíferas de pequenos produtores.


O Parque Ecológico do Embu-Guaçu Professor Aziz Ab’Saber, inaugurado em 1997, é uma área protegida com patrimônio natural significativo incluindo recursos de interesse cientifico, educativo e recreativo, que tem como diferencial ser o único parque inserido 100% em área de várzea. Abrange uma área de 129 ha, dos quais 80 ha cobertos por mata nativa, onde correm os Rios Embu-Guaçu e Ribeirão Santa Rita, grandes colaboradores da Represa Guarapiranga. Conta ainda com um Museu do Lixo, excelente meio à conscientização dos frequentadores sobre a importância da conservação e preservação de ecossistemas naturais existentes. No parque, é possível avistar espécies da flora e da fauna como ipês, figueiras, canelas, ingás, aroeiras, quaresmeiras, taboas, carquejas, gramíneas, além de uma rica avifauna. Excelente atrativo. E para chegar até outro atrativo, a Cachoeira do Funil, é preciso pegar uma trilha que começa pela estrada de Embu Guaçu, na Rodovia José Simões Louro Junior km 58. Apesar do acesso difícil, a recompensa é grande ao nadar em uma cachoeira de 50 metros de altura e boa para o mergulho. E para quem gosta da pescaria, Embu-Guaçu dispõe do Pesqueiro do Sakura com ampla área de lazer, segurança e piscosidade com cinco lagos, sendo dois esportivos e três pesque e pague com águas nascentes e límpidas, restaurante com ambiente familiar e serviço na beira do lago.


Há um manancial de cachoeiras, rios e trilhas esperando pelos turistas em Ibiúna. Para os que gostam de passear em meio à natureza, essa estância turística serrana, distante 60 km de São Paulo, possui unidades de conservação de Mata Atlântica, como é o caso do Parque Estadual do Jurupará que está inserida em uma enorme área de mais de 26 mil hectares.  A cidade está localizada, em sua maior parte, na Serra de Paranapiacaba e em seu território encontram-se florestas nativas, capoeiras, cerrados, capoeirinhas e reflorestamentos de várias espécies vegetais. A região em que a cidade se encontra é cortada por um manancial de açudes, represas, ribeirões, rios e quedas d’água e, dentro de todo esse conjunto, o destaque fica por conta da represa de Itupararanga. Ibiúna, que literalmente significa a “Cidade da Terra Preta”, surpreende. Considerada a terceira cidade mais alta do território paulista, Ibiúna oferece bons passeios durante todo o ano. No verão, cerca de 500 pessoas se banham nas águas da Cachoeira Vargem do Salto, distante 16 km do centro da cidade. A região de Ibiúna foi colonizada por portugueses, árabes, japoneses e italianos e teve sua origem numa fazenda que possuía uma capela, onde hoje está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores de Una (que foi canonicamente instalada em setembro de 1812). Em novembro de 1944, o município passou a se chamar Ibiúna.


Bom saber que Itapecerica da Serra contempla o Turismo Religioso, de Negócios e Eventos, de Esporte, Lazer e Aventuras e o Turismo Cultural. A maior parte de suas atrações envolve as áreas verdes, os parques naturais e as águas, como o Parque da Represinha e o Vale dos Templos que incluem Kinkaku-ji e o Enko ji, além de outras inúmeras atrações. A cidade de Itapecerica da Serra também se destaca na história e na cultura, que tem registros de um povoado iniciado em 1562 pelos jesuítas, cuja influência garante um roteiro de Turismo Religioso muito rico a partir do Santuário N. Sra dos Prazeres e Divina Misericórdia, passando pelos Mosteiros N. Sra da Paz e Sela São José, o Convento Maria Imaculada, o Seminário Mater Ecclesiae, onde se pode visitar a maravilhosa obra do artista sacro Cláudio Pastro. Para melhor conhecer o município, a Prefeitura idealizou o Mapa "Conheça Itapecerica da Serra". Ao navegar pelos balões coloridos, é possível identificar espaços públicos e principais pontos turísticos da cidade. Para acesso é só clicar nos ícones correspondentes aos espaços (Paço Municipal, Ginásio de Esportes, Espaço Cultural, Museu, Seminário etc). O recurso apresenta informações, sempre com imagem do local. Destaque para o trabalho dos empreendedores do segmento de eventos: estima-se uma demanda turística de 15 mil pessoas por final de semana quase 800 mil por ano. O setor de hospedagem é composto por uma diversificada oferta, totalizando mais de 1.300 leitos e mais de 350 unidades habitacionais, disponíveis para acolher os turistas.


Juquitiba é o lugar ideal para quem gosta de natureza e aventura. Seu nome, na língua tupi guarani, significa “terra de muitas águas”, nome dado por causa da sua grande quantidade de mananciais na região. Preserva em sua área boa parte da Mata Atlântica e é considerado patrimônio natural da humanidade pela Unesco, com 100% da área de proteção manancial, 67% de cobertura vegetal e protegida pela Lei de Mananciais. A natureza do município é rica, uma biodiversidade diversa com várias espécies de animais e plantas, o turismo ecológico é o forte da cidade, com várias práticas esportivas no meio da mata e as cachoeiras para recompor as energias.  Com certeza a principal atração da cidade é o Turismo de Aventura, com muitas trilhas, arvorismo, canoagem e o rafting, sendo o município o primeiro a oferecer a prática desse esporte no país. Trata-se de descer corredeiras em um bote em equipe, e em Juquitiba ele acontece no Rio Juquiá e não precisa ter conhecimento e crianças a partir de sete anos podem participar, mas para quem gosta de adrenalina pode experimentar o percurso do Alto Juquiá. Destaque para o Parque Estadual da Serra do Mar que é o maior parque do Estado de São Paulo e preserva a maior parte da Mata Atlântica no Brasil, com 332 mil hectares distribuídos em 10 núcleos, em 25 municípios, e cerca 1.361 espécies de animais e 1200 tipos de plantas. Neste cenário, Juquitiba faz parte do núcleo Itariru e Curucutu: o núcleo Itariru, ou “pedra preciosa” no tupi guarani, é considerado uma das áreas mais conservadas do Brasil e protege as únicas manchas de Floresta de Várzea de São Paulo; já o núcleo Curucutu que, segundo algumas lendas, seu nome foi dado por causa da grande diversidade de corujas, tem como seu destaque a preservação das nascentes e mananciais.


Em São Lourenço da Serra, a atrações turística são bem direcionadas às belezas naturais que a cidade oferece. O Ecoturismo e o Turismo de Aventura estão na ordem do dia e se constituem nos principais focos das atividades oferecidas no local. Os passeios são sempre idealizados com foco nas cachoeiras, na vasta área de Mata Atlântica e nas belas paisagens de fauna e flora que são bem diversificadas. Bom destacar a Cachoeira dos Pratas que é muito procurada por moradores e visitantes, devido à sua piscina natural e localização com ótimo ambiente para toda a família, temperatura agradável e cercada do melhor que a natureza tem a oferecer. Há também a Cachoeira do Paiol, com ótimas piscinas naturais, e a beleza Cachoeira do Sítio dos Lavras. Já a Estância Pesqueira em São Lourenço da Serra é uma ótima opção de turismo. O visitante pode marcar uma pescaria, passear ao redor do lago ou apenas admirar as paisagens naturais do lugar. É uma atração agradável, bem preservada e fácil de chegar. Os mais aventureiros vão adorar conhecer a Trilha da Jaguatirica. O ponto turístico fica em meio à Mata Atlântica e possui um trajeto muito complicado para quem não possui muito costume de fazer caminhadas. São cerca de 40 minutos de subidas e descidas em barrancos e locais de mata fechada. Importante contratar um guia. E para quem gosta de descanso, Represa Cachoeira França. O local possui uma represa limpa e um espaço para camping, que é bastante utilizado pelos turistas com lindas árvores e pássaros ao redor.  Para os adeptos de silêncio e paz, é o lugar ideal.


Vargem Grande Paulista (o texto está em produção e será atualizado em breve).

 


Estâncias Turísticas

Embu das Artes 
Ibiúna

Município de Interesse Turístico

Juquitiba


https://www.youtube.com/watch?v=ZIqj1DNUHFk



Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite