Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Mantiqueira Paulista

 
Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos compõem a Região Turística Mantiqueira Paulista

 


Localizada em plena Serra da Mantiqueira, a estância turística de Campos do Jordão, que está a 1.639 m de altitude, é o mais alto município brasileiro. Quando se atravessa o portal da cidade, de aspecto tipicamente europeu, o visitante adentra em uma ambientação de requinte e muita beleza plástica. São mais de 4,5 milhões de turistas todos os anos, sendo que somente no inverno, são recebidas mais de 1,5 milhão de pessoas. “A Suíça Brasileira”, como é chamada, é um sucesso turístico durante todo o ano, o que cataloga Campos do Jordão como a décima cidade brasileira mais visitada. Motivos para isso não faltam. O clima serrano, a neblina, o ar puro e o verde da Mata Atlântica são ingredientes que emolduram jardins, casas e construções de encher os olhos. As lojinhas com regalos, localizadas dentro de charmosos cafés jordanenses, fazem a alegria de qualquer turista desavisado. Em muitos desses ambientes, as cadeiras e mesinhas _country_, de madeira rústica, combinam com o cenário e a música que se ouve, ao fundo. Percorrendo a cidade a pé, de dia ou de noite, a sensação que o turista tem é a de passear por uma minieuropa, com todos os atrativos compartilhando o mesmo bom gosto. Para isso, o clima colabora. Campos do Jordão já era conhecida pelos médicos que, por sua vez, acabavam indicando seus pacientes com problemas respiratórios para passar uma temporada por ali. Mas não se pode falar de Campos do Jordão sem lembrar do Festival de Inverno, que acontece todos os anos, em julho. O grandioso evento da música de concerto, que tem como cenário principal o Auditório Claudio Santoro, atrai 500 mil visitantes anualmente. O sucesso do Festival é tão garantido que as reservas de hotéis são feitas com praticamente um ano de antecedência. Já o Palácio Boa Vista abriga um acervo de arte colonial e moderna. O Museu Felícia Leirner é detentor de esculturas a céu aberto e no Museu do Chocolate, os turistas podem conhecer o processo de produção do alimento, além do Museu Casa da Xilogravura, o maior do Brasil em seu gênero.

Monteiro Lobato é uma cidade que carrega o nome de José Bento Monteiro Lobato (1882-1948), criador de personagens infantis como a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa e de frases como “um País se faz de homens e livros”. O escritor possuía no município uma propriedade rural, conhecida hoje como o “verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo”, portanto, motivo de sobra para visitar a cidade ao longo de todo o ano. Este destino é atravessado pelo rio Buquira, que lhe deu o nome inicial, foi fundada em 1880 e teve boa parte de sua história ligada à cultura do café. Depois de caminhar cerca de 40 minutos pela SP-050, em meio a muitas curvas na estrada, o visitante chega à praça central, onde também se encontram o Paço Municipal e um busto do escritor, esculpido por Humberto de Oliveira. Caminhando em direção norte a partir do centro, depara-se com a igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso, construída em 1850 e que foi o ponto original onde o povoado surgiu. A tranquilidade do local também é um atrativo para quem fica na cidade. O visitante pode se hospedar em diversas pousadas, em fazendas próximas ou em charmosos chalés. A maioria dessas hospedagens localiza-se ao redor do centro, como opção para quem estiver de passeio e quiser passar um final de semana em meio à Natureza. Pelo Turismo Religioso, destaque para Gruta Nossa Senhora de Lourdes, monumento inaugurado em 1° de novembro de 1959 Trata-se de uma manifestação da devoção popular à Nossa Senhora de Lourdes e o trabalho foi realizado pelo artista Francisco Ferreira Santeiro. Está localizada no centro do município. Mas é percorrendo 8km em sentido sudeste pela Estrada dos Livros, saindo do centro de Monteiro Lobato, que se chega ao “verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo”, a fazenda que pertenceu ao ilustre escritor nascido em Taubaté. Ali, ganharam vida muitos livros infantis que Lobato escreveu e que formaram gerações de leitores em todo o Brasil. A casa, em estilo colonial e construída em 1880, possui 18 cômodos e também abriga um museu histórico sobre a vida do autor. Nos arredores da propriedade, encontra-se a Cachoeira Reino das Águas Claras, citada nos livros das aventuras de Emília, com extensas áreas verdes para passeio em grupos ou em família.

A história de Pindamonhangaba é recheada de fatos pitorescos e curiosidades. A origem de seu nome, do Tupi que significa “lugar onde se fazem anzóis”, no local abundava um tipo de palmeira, cujo espinho era utilizado para fabricar pindás, o que na língua Tupi significa anzol. Daí a junção de pindá (anzol) com monhang (fazer) e aba (lugar). A cidade está localizada entre as serras da Mantiqueira e a Serra do Mar, com exuberantes matas, rios e cachoeiras. Entre os muitos pontos turísticos espalhados pela zona rural do município, destaca-se a Reserva Ecológica Municipal do Trabiju. Ao redor de sua cachoeira, existem espécies raras da flora, entre elas o angico-branco, embaúba, guarantã, peroba, jaborandi, palmeiras e samambaias. Quando falamos sobre o turismo histórico da região, podemos destacar o Bosque da Princesa, uma área às margens do lendário Rio Paraíba do Sul, conhecido pela "aparição" da imagem de Nossa Senhora Aparecida no século 18. O bosque é repleto de árvores de inúmeras espécies de mata nativa, possui parque infantil, bar, restaurante e também um serviço de passeio de barco. Há também o Palacete Palmeira, prédio de estilo neoclássico com 3.030m². Este edifício é considerado um dos Monumentos Históricos Paulista e patrimônio tombado. Destaque para o Bosque da Princesa em que podem ser encontrados diversos exemplares de espécies vegetais de mata nativa, bem como de espécimes exóticas, sendo algumas delas espécimes trazidas do Jardim Botânico pelo Imperador D. Pedro II. Entre as várias espécies existentes no parque, há o Pau-Brasil, o Jambolão ou Jamelão, Tamarindo, palmeiras imperiais, Cajá-manga, Araçá, e outras mais, além de uma mina d'água natural, que brota do terreno acima, onde está localizado o Museu Histórico Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. A mina forma três lagos, repletos de tilápias. Bom visitar o Museu Histórico Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina fundado em 1957. Está localizado no Palacete Palmeira, tem em seu acervo objetos históricos, normalmente relacionados à evolução territorial e política paulista.  Vale visitar o pico do Itapeva que é uma elevação rochosa brasileira com 2 030 metros de altitude e uma vista que se estende por 15 cidades diferentes. O cume está situado no município de Pindamonhangaba.

Santo Antônio do Pinhal é um município importante quando o tema é turismo bem distribuído entre o Rural, o Ecológico e o de Aventura. Trata-se de um destino é privilegiado ao oferecer uma das mais belas paisagens naturais em meio à serra da Mantiqueira. Para cada destino da Mantiqueira, há pelo menos uma cachoeira e em Santo Antônio do Pinhal não é diferente e uma das árvores características da região é a Araucária, que deixa os cenários mais belos. Repleta de atrativos, esta estância é um convite para explorar a natureza. E uma das melhores maneiras é através da prática de esportes incluindo os entusiastas pelos esportes radicais como voo livre, paraglider e asa-delta. Suas cachoeiras, fontes e vários eventos festivos atraem turistas de várias partes do país. E para quem prefere atividades tradicionais, há trilhas leves para caminhadas, passeios de bicicleta e cavalgadas, além de um emocionante circuito de arvorismo. Destaque para a cachoeira do Lageado, no bairro de mesmo nome, que fica a sete km do centro da cidade. É a cachoeira mais visitada pelos turistas, por oferecer aos visitantes infraestrutura básica para passar o dia, como banheiros, áreas para churrasco e piquenique e trilhas em meio à mata. A queda d’água da cachoeira forma uma piscina natural em meio às pedras, com fundo de areia, permitindo o banho. Os pinhalenses orgulham-se do Pico Agudo, que é considerado um dos melhores visuais para a Serra da Mantiqueira e está a nove km do centro da cidade. Com visão de 360° se avista grande parte das cidades do Vale do Paraíba e parte dos elevados do Sul de Minas. Trata-se de uma elevação com mais de 1700 m de altura. Já o Turismo Religioso envolve a Igreja de São Benedito que fica numa parte alta, de onde é possível ter uma vista panorâmica do centro da cidade. Ali na subida, há também um Relógio de Flores. Uma caminhada de cerca de 300 metros separa o Boulevard Araucária, local de comércio, da Praça do Artesão, com uma ponte e um portal japonês (homenagem ao centenário da Imigração Japonesa). Há também a Igreja Matriz de Santo Antônio, local em que no ano de 1836 foi construída a primeira capela, e em 1861 se tornou a primeira Igreja da cidade.

Esta é a cidade de São Bento do Sapucaí, com o clima ideal para quem está em busca de um lugar tranquilo e belo. Mas também conta com um dos pontos mais altos do Estado, o complexo rochoso Pedra do Baú, formado pelo Baú e suas “irmãs” Bauzinho e Ana Chata, lugar certo para quem está em busca de aventurar-se sem sair de São Paulo. Para chegar até a Pedra do Baú há uma área para carros e trailers e logo em seguida o caminho é feito a pé até as trilhas, mas no caminho é possível apreciar a vista do Mirante do Caramuru ou se aventurar em um voo livre, sobrevoando pelos principais pontos turísticos da cidade. Caso o turista queira um ecoturismo mais tranquilo, as cachoeiras da cidade são ótimas opções. A Cachoeira dos Amores, a maior do município, com suas quedas, forma uma piscina natural, já a Cachoeira do Tobogã é conhecida por esse nome por causa do formato das pedras e a Cachoeira do Toldi, localizada no caminho da Pedra do Baú, é a mais alta da estância. Também há o Eco Parque Pesca na Montanha, com 500 mil m² de florestas de pinheiro e bosques de mata nativa entremeados por lagos, quedas d'água e trilhas, com esquilo, veado campeiro e macaco mono-carvoeiro, espécie ameaçada de extinção. A vegetação de clima tropical de altitude faz com que tenha características de raras regiões do Brasil e a paisagem é repleta de pinho bravo, araucária e espécies raras de orquídeas. Sugestão: o turista deve passar pelo Museu da Viola que guarda relíquias da música regional, com uma coleção de mais de 20 violas, acervo, prêmios do Grupo de Catireiros de São Bento e é propriedade de um dos antigos catireiros (dança folclórica brasileira) de São Bento de Sapucaí, o “Companheiro” da dupla Campo Belo & Companheiro.

São José dos Campos é uma cidade que une cultura, tradição, tecnologia e belas paisagens, o que faz dela um ótimo destino pra você viajar e conhecer no interior de São Paulo. Trata-se do mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina e concentra institutos federais de pesquisa científica, empresas de tecnologia de ponta, prédios de arquitetura arrojada, universidades, faculdades e centros de formação de mão de obra qualificada. Bom conhecer o Parque Municipal Roberto Burle Marx, conhecido como Parque da Cidade que ocupa atualmente uma área de 960.160,17m², área esta que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parayba, possuindo obras arquitetônicas assinadas pelo Arquiteto Rino Levi (residência de Olivo Gomes, a usina de leite e galpão gaivotas) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, dando ao Parque da Cidade reconhecimento internacional. Já o Parque Santos Dumont inaugurado em outubro de 1971, está localizado na região central da cidade, ocupando uma área de 46.500,00 m2. Exibe bela área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground. Em homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont e buscando consolidar a identidade assumida pela cidade em função do seu extenso parque aeronáutico, o Parque Santos Dumont abriga exemplares aeronáuticos como a réplica do avião 14 BIS, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda. As Feiras de Artesanato acontecem aos finais de semana em diferentes regiões de São José dos Campos. Os artesãos de nossa cidade aliam criatividade, habilidade e técnica apurada para produzir belas peças como bordados, crochês, patchwork, pinturas, reciclados e muito mais. Aos sábados na praça Afonso Pena, no Mercadão Vivo e aos domingos, na Praça Ulisses Guimarães. Bom participar do Programa City Tour São José é um atrativo turístico, gratuito, de visitação aos principais pontos turísticos da cidade. O programa é um tour cultural ofertado para turistas e moradores de São José. Para participar do City Tour é necessário fazer a inscrição prévia pela Central 156 ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br

Municípios Turísticos

Estâncias Turísticas


Campos do Jordão

Santo Antônio do Pinhal

São Bento do Sapucaí



Municípios de Interesse Turístico

Monteiro Lobato


Ações e Programas Por Município
 

SP Ecoaventura


Pindamonhangaba

São Bento do Sapucaí
Ações e Programas Por Região
 


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite