Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Negócios e Cultura

 
Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Itapevi, Osasco e São Bernardo do Campo são os municípios que compõem a região turística Negócios e Cultura
 



Os municípios da região turística Negócios e Cultura estão ligados à construção da Estrada de Ferro Sorocabana. São antigas províncias, muitas delas pontos de parada de tropeiros e bandeirantes, que se emanciparam em belos municípios com infraestrutura urbana completa, espelhada na capital paulista. As cidades dessa região abrigam diversas empresas de grande porte, devido aos incentivos fiscais das prefeituras locais e o desenvolvimento econômico crescente nas redondezas. 

Principal município desta região e distante 15 km da capital paulista, Osasco é cheia de opções de lazer, como os parques Chico Mendes, Dionísio Álvares Mateos e Manoel Manzano. As atrações naturais contrastam com a infraestrutura urbana da região, como diversos shoppings centers, teatros, cinemas e até estádios de futebol. 

A vizinha Itapevi, distante apenas 35 km do centro da capital paulista, também contrasta opções de lazer ao ar livre com ambiente urbanizado e infraestrutura digna de grandes metrópoles. Um dos destaques da cidade é a sede da empresa Cacau Show, com seus 55 mil m² grafitados pelo artista Kobra e espaços abertos para a visitação, onde é possível acompanhar a fabricação do chocolate e degustar alguns produtos da empresa. 

Já em Caieiras, um dos destaques é a Basílica Nossa Sra. Do Rosário, templo de arquitetura gótica com mais de 60 metros de altura, localizado no alto da Serra da Cantareira. O município possui ainda outros locais religiosos, como a igreja matriz Santo Antônio e o Mirante do Cristo, um dos pontos mais altos da região, com vista privilegiada da serra.

Preservando a herança histórica da região, Carapicuíba mantém, até os dias atuais, uma aldeia indigena jesuíta datada de 1580. A aldeia inclui um parque ecológico e uma igreja construída em 1736. Tombada como patrimônio cultural na década de 40, é a única aldeia do tipo ainda existente no Brasil e recebe visitantes de várias regiões do País, principalmente estudantes de escolas públicas ou particulares,

Apesar de ser um conhecido polo metalúrgico, São Bernardo do Campo surpreende pela grande quantidade de parques e áreas verdes. Alguns exemplos são o Parque Rafael Lazzuri, o Parque Municipal Eng. Salvador Arena, o Parque Estoril - que conta com teleférico e prainha de água doce – a Praça dos Meninos e o Parque Ecológico Imigrantes.

Cajamar
Campo Limpo Paulista
 
(Texto da página em atualização).

Ações e Programas Por Município
 
Guia SP Ecoavantura

Caieiras 


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite