Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Cuesta Paulista

 
Anhembi, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel compõem a RT Polo Cuesta

 





Fundada às margens do Rio Tietê, Anhembi encanta seus visitantes com suas tradicionais festas, beleza natural e hábitos culturais. Hoje é conhecida pelo país todo pela Festa do Divino, maior evento turístico religioso da cidade que recebe, anualmente, cerca de 50 mil pessoas que enchem as ruas em um ato de fé e devoção ao Espírito Santo.  As festividades são realizadas há mais de 150 anos. Para os mais aventureiros a cidade conta com alguns projetos como o Cuesta Cicloturismo, que nada mais é do que uma variedade de roteiros para viagens de aventura utilizando bicicletas. O projeto também possui outras modalidades, como roteiros para viagens de mochileiros, cavaleiros e pilotos automobilísticos. A Travessia Cuesta de Cicloturismo é formada por 11 etapas, 520 km de percurso no total. E para quem gosta da natureza, o Anhembi Camping é uma boa opção bem às  margens da represa de Barra Bonita. Além de estar rodeado por uma imensa área verde, turistas e moradores podem pescar e praticar esportes náuticos.

É certo que os principais atrativos de Bofete estão ligados diretamente à natureza. As famosas formações rochosas locais são triunfos naturais, como, por exemplo, a região das Três Pedras, onde os turistas podem praticar rapel (escalada) conhecer cavernas e desfrutar da paisagem durante o percurso. Além da atual atividade turística, este local serviu de abrigo para os bandeirantes e jesuítas do passado. O local é cheio de cavernas misteriosas repletas de contos e lendas que atraem os mais curiosos. Outro ponto turístico destacado é o Gigante Adormecido, conhecido como protetor oficial de Bofete, que nada mais é do que uma enorme formação geológica que lembra um homem deitado. Em tempo: neste contexto as Três Pedras seriam os pés do gigante. Ressalta-se que tanto o centro da cidade como a zona rural possuem pousadas e hotéis charmosos e confortáveis. Passando pelo Turismo Religioso, há na Praça da Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Apesar de ser um templo erguido já no século XX, anos 1900, seus idealizadores reproduziram o estilo Barroco na localização da torre do sino, disposição de portas e janelas e detalhes de decoração.

Cidade universitária, Botucatu tem seus bons ares traduzidos em atrações como o Rio Tietê, suas cachoeiras, um ecoturismo forte, o Museu do Café e os mistérios da rota do Peabiru. Para aqueles que querem apenas desfrutar de boas trilhas na mata, andar de bicicleta e também descansar, esse parece ser o recanto: o clima é subtropical úmido com temperaturas amenas (o que originou o nome Botucatu, que veio diretamente do tupi: “Ybytu-Katu”, traduzindo, a terra dos “bons ares”). Outras atrações locais são as mais de 70 cascatas e cachoeiras, como o belo complexo “Véu da Noiva”, apenas 4,5km do centro da cidade. É aventura por todos os lados. Os praticantes de mountain bike, cicloturismo, cannoying, paraglider, caminhada ecológica, rapel e off-road se deparam com uma natureza exuberante e com razoável acesso. Botucatu é conhecida por relatos de pessoas que avistaram sacis, tendo obtido assim o título de “Capital Nacional do Saci”. Outro traço ancestral e místico é o fato de a região ter sido, em tempos anteriores à chegada do primeiro europeu ao continente, território de passagem do fabuloso Caminho de Peabiru, que ligava o Império Inca, no Peru, ao litoral atlântico brasileiro.

Itatinga oferece aos turistas uma gama de rios e quedas d’água, como a Cachoeira do Lobo, bastante procurada por banhistas e, da mesma forma, a Estação Ambiental da ESALQ (da USP) é outra opção bem conhecida na cidade. O Recanto dos Cambarás é um ótimo local para a pesca, esportes aquáticos e lazer, contando com uma ampla área de lazer com quiosques cobertos, pias, churrasqueiras, mesas e bancos. Para quem gosta da pescaria, o recanto possui dois batelões para pesca e um estaleiro. Além de toda essa estrutura, existe um campo de futebol e 1 de vôlei (ambos de areia) e vestiários. Uma das mais belas áreas de lazer de Itatinga, foi criada em 2002 às margens do lago que une o Rio dos Veados e o Rio Paranapanema – Represa de Jurumirim. Com fácil acesso pela rodovia Dr. Ene Sab, sentido Balsa. Também há Centro Integrado de Educação, Esporte e Lazer – CIEEL, onde a população de Itatinga conta com uma ampla área para práticas de esportes e lazer, academia para musculação, quadra de tênis, quadra de futebol e quadra de futebol de areia e piscina aquecida e seis piscinas em ambiente natural.

Com uma natureza privilegiada, Pardinho está situada na sub-bacia do Paranapanema com inúmeras nascentes e cachoeiras. Com distinção para o Turismo Rural, de Aventura e Ecoturismo, é conhecida por Terra das Emoções e considerada a Capital da Música Raiz, da Cultura Caipira da Cuesta, principalmente pela música do “Ferreirinha” composta e gravada por Carreirinho (Adauto Ezequiel), que viveu em Pardinho. Por ali também está o Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água doce e potável do planeta. Há espaço também para as trilhas radicais para os esportes de aventura como cicloturismo & trilhas, montain bike, rapel, asa delta, paraglaider e balonismo. Já quando o tema é Turismo Religioso, o foco é a Paróquia Divino Espírito Santo localizada na Praça Sargento Manoel Correa. Trata-se de um templo católico cuja criação aconteceu em sete de junho de 1917. Além dos ofícios religiosos normais, a paróquia é conhecida pela Festa de São José, no mês de março, e a em Louvor à Nossa Senhora Assunção e São Roque, sempre no mês de agosto.

Pratânia tem um ar de simplicidade que conquista os visitantes. Possui diversas atrações que impressionam e enaltecem o saudosismo do campo, a literatura regional e figuras conhecidas nacionalmente. É a confecção em couro que atrai centenas de turistas nos finais de semana, especialmente no inverno. A maioria cumpre o ritual das compras. Suas lojas de fábrica com atendimento especializado garantem bons preços ao consumidor. Além de visitar as lojas de couro, os turistas aproveitam também para conhecer atrativos culturais como a Casa Cultural “Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada”, e o Espaço Cultural Taquara-póca, do escritor Francisco Marins, que possui um rico acervo da história do tropeirismo da região. Vale ressaltar que o artesanato, as artes, o teatro e a música popular também estão presentes de maneira significativa na vida de Pratânia que possui renome regional.

A tradição dos moradores é responsável pela destacada arte dos tapetes no dia de Corpus Christi – data celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa – estendidos nas ruas de São Manuel, cidade localizada na região central do estado, entre as serras de Botucatu e dos Cordeiros, entrecortada pelo Rio Tietê. Ao lado da fé, esta ação religiosa atrai mais de 40 mil turistas interessados na qualidade e variedade de desenhos estampados em tapetes e passadeiras. O Turismo Religioso é dominante neste destino e os pontos turísticos ficam por conta da Igreja Matriz, do Santuário Santa Teresinha e da Igreja de São Benedito, tudo em São Manuel. Já no distrito de Aparecida, de São Manuel, encontra-se a rota denominada "Parada da Fé" que envolve a Festa da Assunção de Nossa Senhora que atrai ao distrito cerca de 50 mil romeiros no dia 15 de agosto. Pelo turismo cultural, destaque para o Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manuel da Nóbrega” que conta com mais quatro mil peças catalogadas.


Municípios Turísticos

Municípios de Interesse Turístico – MIT

Anhembi

Bofete

Botucatu

Pardinho

São Manuel

Ações e Programas

Guia Pet Friendly

Bofete

Botucatu

Pardinho

SP Ecoaventura

Botucatu

Itatinga

Pardinho

São Manuel





Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite