Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
 
 
22/03/2022
NOTÍCIAS
Encontros e Reencontros é tema de Fórum do Visite SP com apoio da Setur
A abertura do Fórum Band News Expo Visite SP, hoje (22) no Sheraton São Paulo WTC, foi com o painel "Perspectivas e tendências no setor de turismo, eventos e viagens". O tema central do evento foi “Encontros e Reencontros”. Participaram o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, do presidente do conselho de administração Visite São Paulo, Raul Sulzbacher, do presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, e do empresário Elói D'Ávila, da BeFly. Houve também a participação especial do secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e do diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.
 
Vinicius Lummertz abriu o painel falando sobre a retomada do turismo e dos empregos. "Durante a pandemia, o setor do turismo perdeu 128 mil empregos em 2020. No ano passado, foram recuperados 60 mil e, neste ano, a expectativa é superior a 70 mil postos de trabalho. Isso mostra que o turismo puxa a economia e fomenta a indústria, tornando-se um grande gerador de empregos".
 
Eduardo Sanovicz comentou sobre o impacto da guerra da Ucrânia na aviação, sobretudo nos custos do querosene. "O processo de retomada, possibilitado principalmente pela vacinação em larga escala, está sendo interrompido pela inflação e alta dos preços resultantes da guerra". 
 
Para Eloi D' avila, esse cenário de alta nos preços é a oportunidade para se promover o estado de São Paulo no mercado interno, recriando produtos turísticos, aproveitando-se a qualidade das estradas, a quantidade de belezas naturais e a oferta cultural do estado. 
 
O turismo de proximidade, ou seja, realizado por curtos períodos de tempo, como finais de semana e feriados, com carro ou ônibus, foi um dos principais temas do painel. O potencial do paulista como destino globalizado, cujos atrativos são comparáveis a diversos países, também foi avaliado. 
 
"A criação dos distritos turísticos, como recentemente foi feito com Olímpia e Serra Azul, resulta em novos produtos, como o complexo de parques temáticos que hoje poderiam ser a Disney Brasileira. Mais recentemente, também estamos lutando pela regulamentação dos cassinos no estado, aproveitando a grande boa infraestrutura para atrair mais turistas, assim como faz Las Vegas", comentou Vinicius Lummertz.
 
Cultura e parques - Durante o painel foram exibidos vídeos sobre programas da Setur-SP, como o de crédito turístico, além de diversos destinos, como o Litoral Norte paulista, Embu das artes, Campinas, Vale do Ribeira, Ribeirão Preto e Circuito das Águas.
 
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, falou do impacto da pandemia no setor cultural, que foi afetado pela falta de shows, peças e outras apresentações, salientando que, em termos de oferta cultural, a cidade de São Paulo rivaliza com as maiores capitais do mundo. "Apenas para 2022 temos 60 grandes entregas, como a restauração do Museu do Ipiranga - que dobrou de tamanho após a reforma - que será reinaugurado em 7 de setembro, a reinauguração recente do Museu da Língua Portuguesa e a celebração do centenário da Semana de Arte Moderna, que resultou em mais de 400 atividades culturais. Mesmo com toda a adversidade causada pela pandemia, com os investimentos que o governo do estado conseguimos trazer o público de volta: no ano passado tivemos um público total de 31 milhões de pessoas comparecendo a atividades culturais promovidas pelo governo paulista", comentou o secretário.

Rodrigo Levkovicz apresentou os diversos parques naturais e falou do programa de concessões para a iniciativa privada, que possibilitou melhorar a estrutura de atrativos. E destacou a iniciativa inédita que permitirá a compra online de ingressos para 31 parques estaduais, antiga demanda dos usuários. 
 
Por fim, foi apresentada uma iniciativa inédita da Setur-SP: o mapeamento dos destinos pet-friendly que resultaram em um guia de meios de hospedagem e atrativos turísticos que aceitam e/ou oferecem serviços exclusivos para animais de estimação.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite