Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
 
 
24/03/2022
NOTÍCIAS
Programa Novo Rio Pinheiros inicia obras de revitalização da Usina São Paulo
O local, que contará com cafés, restaurantes, espaços comerciais e de lazer, será integrado ao parque Bruno Covas cuja implantação será concluída até o fim deste ano
 
O Governador João Doria acompanhou, nesta quinta-feira (24), o início das obras que irão revitalizar uma área de 30 mil metros quadrados na Usina São Paulo, nas margens do rio Pinheiros. 
 
A modernização do espaço será realizada por meio do consórcio Usina São Paulo SPE S.A, vencedor do processo de concessão, e prevê a implantação de restaurantes, lojas nacionais e internacionais, cinema ao ar livre com a maior tela da América Latina, escritórios, rooftop com cafés e restaurantes, mirante com vista 360º, academia e outras atrações.  
 
A ação faz parte das medidas adotadas pelo Estado para aproximar as pessoas do rio por meio de novos espaços de esporte e lazer. Esta convivência é possível graças aos avanços do saneamento básico na bacia, que está levando para tratamento os efluentes de mais de 1,6 milhão de pessoas – equivalente à população de cidades como Guarulhos e Porto Alegre.  
 
“O programa Novo Rio Pinheiros ocorre em diversas frentes. Ano passado ratificamos a confiança do mercado no projeto e garantimos o investimento de R$ 280 milhões na concessão da usina. Hoje estamos dando início a uma nova etapa do projeto, onde vamos entregar um local moderno e que amplia o espaço às margens do rio, para que possamos trazer novos atrativos para os frequentadores”, afirmou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. 
 
O Consórcio Usina São Paulo é formado pelas empresas Kallis Administração e Participações Eireli, Nacional Shopping Planejamentos e Reestruturação de Shopping Center Ltda. e Concessões e Participações BR Ltda. O prazo de concessão estabelecido no edital vai até novembro de 2042.  
 
 
Parque Bruno Covas 
 
O Governador João Doria também visitou as obras do novo parque Bruno Covas – Novo Rio Pinheiros. O espaço abrange dois trechos: um de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal, e outro, de 8,9 quilômetros, entre as pontes Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, nas proximidades da ponte do Jaguaré. 
 
No primeiro trecho foram implantados a ciclovia, pista de caminhada, playgrounds, áreas de piquenique, estações de ginástica e o Centro de Convivência Morumbi para apoio à visitação. Estão em fase de acabamento as obras das quadras de basquete, beach tennis, vôlei, futebol, o mirante flutuante, o Hub Global e a instalação da passarela de acesso. 
 
Já a segunda etapa, com previsão de entrega no segundo semestre, contará com equipamentos de esporte, lazer e cultura.  
 
Além disso, os dois trechos serão contemplados com a criação de novas áreas verdes e manutenção dos plantios existentes; áreas de descanso e alimentação; facilidades e serviços voltados aos ciclistas; banheiros; assistência de primeiro-socorros; conexão intermodal com as ciclovias e com as estações de ônibus, Metrô e CPTM; entre outros. Também estão previstos no projeto mais três centros de convivência, o Parque Global, o Cidade Jardim e o Pomar Urbano. 
 
No total, o investimento privado é de 58 milhões de reais a revitalização será realizada pelos consórcios Parque Linear Novo Rio Pinheiros no trecho 1; e Parque Novo Rio Pinheiros no trecho 2, selecionados por meio de Chamamento Público.  

 
Sobre o Programa Novo Rio Pinheiros:
 
O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo por meio da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à cidade. Por ser um rio urbano, a água não será potável, no entanto, com o projeto de despoluição concluído, haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e, principalmente, a volta da população às suas margens com a recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.  
 

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite