Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
 
 
02/05/2022
NOTÍCIAS
Vale do Ribeira: Turismo lança a marca Vem Pro Vale
Proposta visa promover a região sul do estado no mercado turístico nacional e internacional
 
Definido como estratégico pela atual gestão, o Vale Ribeira ganhou hoje a sua marca de promoção turística, “Vem Pro Vale”, lançada pela Secretaria de Turismo e Viagens. O objetivo é criar o posicionamento estratégico da região, realçando os seus ativos e atrativos, a diferenciando de outros destinos – o chamado place brading (marca de lugar).
 
A Vem Pro Vale irá conviver com outras iniciativas do Governo do Estado, como o Vale do Futuro, lançado em 2019 com foco no desenvolvimento econômico.
 
Para a criação da marca foram entrevistados gestores locais – prefeitos e secretários de várias áreas – operadores de turismo, associações de produtores de alimentos e turistas, além de visitas aos municípios e uma pesquisa ampla, com mais de 150 pessoas, entre artesãos locais, agricultores e organizadores de viagens.
 
A conclusão é que o Ribeira é pouco conhecido ou restrito às experiências pedagógicas – viagens de escolas –, com imagem associada a pobreza, dificuldades de acesso e segurança, além do desconhecimento da maioria de seus atrativos. 
 
Por outro lado, tem vantagens valiosas e com potencial: capacidade de atrair públicos com interesses diferentes – de praias desertas e cavernas, de patrimônio histórico à maior reserva de Mata Atlântica do País –, natureza exuberante e preservada, diversidade cultural – de comunidades tradicionais a imigrantes – e fica relativamente perto da Grande São Paulo, principal polo emissor de turistas do Brasil.
 
O mote (naming) Vem Pro Vale funciona como um convite que os moradores da região, reconhecidos pela simpatia, fazem para diversos públicos. Já a identidade visual (logotipo) foi construída a partir da letra “V” e utiliza elementos gráficos compostos e cores que remetem à variedade local: as matas, as praias, o sol, a cultura e as cavernas, principalmente, arrematadas pelo slogan/tagline “O surpreendente Vale do Ribeira”.
 
A marca será licenciada para os interessados e poderá ser utilizada em pontos de contato que promovem a região: peças publicitárias, produtos alimentícios de origem controlada, comércio, eventos promocionais, brindes, sinalização e no comércio local. Um dos primeiros beneficiados com a doação do uso da marca será o futuro Convention Bureau do Vale do Ribeira, cuja formalização deve acontecer nas próximas semanas.
 

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite