Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.

13/04/2015
RELAÇÃO DE AUTORIDADES

SECRETÁRIO DE TURISMO E VIAGENS

Roberto de Lucena

Exerceu três mandatos como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Foi presidente do Grupo Parlamentar de Apoio Brasil-Organização das Nações Unidas (GPONU) e Secretário de Estado de Turismo de São Paulo em 2015 e 2016.

Foi vice-presidente da Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados e foi membro da Frente Parlamentar do Turismo no Congresso Nacional.

Foi também secretário de Transparência da Câmara dos Deputados e presidiu a Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Controle.

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Luciane Leite

Atuando há 30 anos em cargos estratégicos nas áreas de Marketing, Promoção, Turismo, Comunicação, Relações Institucionais e Governamentais, construiu uma sólida carreira executiva em empresas governamentais e multinacionais, trabalhando com visão estratégica e de negócios, com foco em resultados, sendo uma das mulheres mais respeitadas no mercado turístico brasileiro.

Esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela durante 2 anos, assumiu o cargo em plena pandemia e foi responsável pela retomada do turismo, obtendo excelentes resultados para a economia da cidade e na geração de empregos.

Atuou durante quase 5 anos como diretora da WTM Latin America e passou 10 anos como Diretora de Turismo da SP Turis, empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo. É uma das responsáveis por ter transformado a imagem da cidade de São Paulo de um polo exclusivamente empresarial para a metrópole viva, cultural e deslumbrante pela qual é reconhecida hoje.

Antes da ida para a SP Turis, atuou como Diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa e Superintendente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia por quase 1 década. Lá chegou a abrir novos mercados em mais de 10 países, posicionando a Bahia entre os 3 maiores receptores de turistas do Brasil.

Fluente em alemão, inglês, italiano e francês, começou sua formação na Faculdade de Turismo da Bahia e não parou de estudar desde então. Concluiu seu MBA em Marketing pela ESPM e especializou-se em Destination Management na George Washington University.

Em 2023, foi convidada pelo Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, para compor a equipe do Governador Tarcísio de Freitas, exercendo o cargo de Secretária Executiva da pasta do turismo.

CHEFE DE GABINETE

Éder Rafael Santos

Natural de Tabatinga – SP, é formado em turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou intercâmbio na Universidade de Aveiro, em Portugal. Em 2010 foi diretor de cultura e turismo de Tabatinga, cidade conhecida por ser a Capital Nacional do Bicho de Pelúcia e Acessórios Infantis.

Em sua primeira passagem pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em 2011, foi assessor técnico, em seguida coordenador de turismo da Pasta. Em 2014 foi assessor técnico de gabinete e diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Em 2019, assumiu a chefia de gabinete do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Em 2020 foi consultor sênior do Instituto de Pesquisa Badra

No ano passado, em 2022, Éder retorna para Prefeitura de Tabatinga como diretor administrativo. Em 2023, atendendo a um chamado do secretário Roberto de Lucena, o tabatinguense retorna para a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo na chefia de gabinete.

Coordenador: Alan Viana

Luciana Vicária: Jornalista

Aline Andrade - Jornalista
Maristela Bignardi: Jornalista
Caroline Figueiredo: Jornalista
Ingrid Chagas: Jornalista
Caroline Figueiredo: Jornalista

Ludmila Almeida: Redes Sociais

Email: imprensaturismo@sp.gov.br

DADETUR - DEPARTAMENTO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS TURÍSTICOS

Responsável Expediente Dadetur: Aline de Assis

E-mail: dade@turismo.sp.gov.br

COTUR - COORDENADORIA DE TURISMO

Coordenadora: Ana Cristina Clemente

Email: turismo@sp.gov.br

CONTURESP - CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO

O Conselho Estadual de Turismo existe desde 1965 e tem por finalidade opinar, sugerir, indicar e propor medidas para desenvolver o turismo no Estado de São Paulo. É presidido pelo Secretário Estadual de Turismo e formado por membros que representam as diversas organizações ligadas ao setor, entre secretarias da própria administração estadual, associações, sindicatos e organizações não governamentais.

E-mail: conturesp@turismo.sp.gov.br

CONSELHO DO TURISMO REGIONAL PAULISTA

O Conselho do Turismo Regional Paulista é composto por membros indicados pelos conselhos municipais de turismo. Tem a função de, junto da Secretaria, fomentar o turismo regional de forma integrada junto a órgãos e entidades governamentais, particulares, de classe e independentes.