Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
 
 
19/10/2022
NOTÍCIAS
Empregos: Turismo de SP realiza encontro para fomentar contratações em todo o Estado

Primeiro mutirão acontece ainda este ano, em parceria com entidade sindical. Secretário sugere criar fórum permanente para elevar a remuneração e qualificar trabalhadores do setor

Em parceria com a União Geral dos Trabalhadores (UGT-SP), a Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo (Setur) realizou, nesta terça-feira, 18, um encontro de alinhamento com a missão de organizar e viabilizar a oferta de empregos no turismo paulista, além de fomentar ações que estimulem a qualificação profissional, o aumento de salários e a produtividade no setor.  

A reunião aconteceu na sede da UGT, em São Paulo, e na presença do presidente da entidade Ricardo Patah, que considerou o encontro histórico pela relevância do setor e tendência de crescimento. O turismo é o terceiro em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil. Em sua fala, o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, sugeriu a criação de um fórum permanente de empregos, uma parceria da Setur com a UGT.

O próximo passo é definir a data do primeiro mutirão de empregos, que deve ocorrer ainda neste ano. A UGT já cadastrou mais de 300 vagas relacionadas ao turismo e reuniu cerca de 15 mil currículos. No encontro, estiveram presentes representantes de empresas, associações e entidades de classe, como o Sinthoresp, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e assemelhados de São Paulo e região.

O turismo será o maior gerador de empregos do mundo na próxima década, sendo responsável por 30% dos postos de trabalho, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Com a retomada do turismo, já foram criados 55.744 empregos diretos no setor em 2022 no Estado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A expectativa é de que 2022 feche com mais de 80 mil empregos formais, um aumento de 25% em relação ao início do ano.

No entanto, o setor enfrenta dificuldades para encontrar profissionais. Muitas empresas estão com vagas abertas que não conseguem ser preenchidas. O mutirão com a UGT visa exatamente aproximar profissionais e empresas para preencher essas vagas em aberto e ajudar no desenvolvimento do setor.

A retomada do turismo já supera em diversos aspectos o período pré-pandemia. A movimentação do turismo de SP este ano terá crescimento de 1,3% na comparação com 2019, segundo projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur. Além da geração de empregos, o crescimento se reflete também na abertura de novas empresas do setor. O saldo do primeiro semestre de 2022 é de quase três mil novas empresas.

A Secretaria conta com diversos programas de capacitação profissional, como a Plataforma EAD em Turismo (www.valorizasp.com.br), iniciativa que reúne aulas online para gestores públicos e profissionais da cadeia produtiva do turismo. A iniciativa faz parte do Programa de Valorização das Instâncias de Governança Regional e oferece mais de 480 videoaulas, administradas por professores especialistas e relatos de boas práticas de empresários do setor.
 

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite