Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
 
 
08/11/2022
NOTÍCIAS
Rotas gastronômicas são destaque do Mesa SP
Produtores artesanais de sete roteiros mapeados pela Secretaria de Turismo e Viagens de SP expõem seus queijos, cafés, cachaças e receitas típicas em evento que celebra a culinária paulista
 
O maior evento de gastronomia do país, o Mesa SP, foi aberto oficialmente nesta quinta-feira, 3, no Memorial da América Latina, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP. Uma grande exposição de produtores artesanais do interior e da capital paulista celebrou as sete rotas gastronômicas mapeadas pela Secretaria, representando 210 restaurantes de 170 municípios paulistas.
 
Há como experimentar dezenas de pratos típicos como risoto de pupunha, escolha da chef Silvana Aguiar, representante de um restaurante de Ilha Comprida, no litoral sul de SP; ou um leitão caipira, receita do chef Anderson Cesar, de Campos do Jordão, da região da Mantiqueira Paulista. 
 
A gastronomia é uma das atrações mais valorizadas pelos estrangeiros que visitam o Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo. Conforme dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo gastronômico é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura. 
 
O evento também colocou em destaque os chefs padrinhos e madrinhas das rotas gastronômicas de SP – grandes nomes da gastronomia brasileira, como Morena Leite, Ivan Achcar, Edinho Engel, Carole Crema, Fábio Vieira, Rodrigo Martins e Tânea Romão - que durante o evento oferecem consultoria gratuita aos participantes, a fim de conduzi-los a uma profissionalização cada vez mais assertiva de seus negócios.  
 
Em São Paulo, a rica diversidade cultural oferece ao visitante uma culinária típica e de qualidade, que se integra aos saberes populares e ao regionalismo, valorizando a história e o modo de viver dos destinos turísticos. 
 
Recentemente, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e representantes do Mundo Mesa, a Setur realizou o primeiro encontro de integração de rotas gastronômicas do estado, o que culminou com a criação de um fórum permanente para acompanhar o desenvolvimento de cada uma das sete rotas, um dos temas de debate em reunião especial no Mesa SP.
 
A abertura do evento contou com a presença do anfitrião Georges Schnyder, do Mundo Mesa, do secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Vinicius Lummertz, do deputado reeleito Itamar Borges, de chefs de cozinha, produtores artesanais e representantes de toda a cadeia produtiva. O Mesa SP termina no dia 5.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite