Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.

22/12/2022
Setur-SP lança marcas regionais para desenvolver o turismo em cinco regiões do Estado de São Paulo
Regiões turísticas do Estado de São Paulo ganharam uma marca, que inclui posicionamento estratégico, nome, identidade visual e plano de implementação para impulsionar o turismo

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou cinco novas marcas regionais para o desenvolvimento e promoção do turismo nas regiões do Vale do Ribeira, Polo Cuesta, Mantiqueira Paulista, Circuito das Frutas e Caminhos da Mogiana. O desenvolvimento das marcas foi feito pela Setur-SP em parceria com FIA Consultoria, com foco em destinos turísticos e promoção de produtos locais para as cinco regiões do Estado.

Os principais objetivos do projeto são neutralizar estereótipos, gerar identidade única, estabelecer uma narrativa, posicionar a localidade e estabelecer visão de futuro, além de aumentar atratividade da localidade. Para a criação das marcas foram entrevistados gestores locais – prefeitos e secretários de várias áreas – operadores de turismo, associações de produtores de alimentos e turistas, além de visitas aos municípios e uma pesquisa ampla na comunidade local, para, então, produzir as marcas regionais que destacam os atrativos de cada local.

Para a região Caminhos da Mogiana, foi adotada a marca Raízes do Campo, uma referência às características históricas, culturais e sociais do local e traz mais identificação aos turistas. O termo Mogiana é trabalhado na assinatura da marca – Raízes do Campo: Descubra os caminhos da Mogiana. A parte visual une as 18 cidades da região, com o azul do céu, o verde da agricultura e o vermelho da terra, criando uma letra R estilizada.

No caso do Circuito das Frutas, a opção foi manter o nome da região na nova marca por ser algo já reconhecido e disseminado pelos moradores e turistas há 20 anos. Para reforçar o apelo pelo turismo, foi inserido o slogan “A sua próxima viagem”, que traz a ideia de ser um destino com maior tempo de estadia. Na parte visual, foram incluídos os principais elementos que marcam o turismo na região, como a uva, a produção de vinhos, as rotas ciclísticas e os parques temáticos.

Para a Mantiqueira Paulista, foi utilizado um jogo de palavras para criar a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. Esse nome reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer, traz consigo também a missão de contribuir para despertar os sentimentos positivos pretendidos em relação à marca, de desejo (possível de ser realizado em várias ocasiões), aconchego e confiança. Os elementos gráficos remetem à natureza da região e suas montanhas.

O Polo Cuesta recebeu a nova marca Encantos da Cuesta, que tem o propósito de ressaltar exatamente os atrativos naturais na região e sua diversidade de atrações religiosas, esportivas, musicais, náuticas, comerciais e de saúde. O C de Cuesta reflete o envolvimento, o céu, o café, o couro, a terra, o calor, a vegetação e as águas, e que oferece uma experiência turística completa de viagem ao campo, com paisagens fora do comum e boas surpresas gastronômicas, convivência com a vida interiorana e existência de bons eventos e bons atrativos turísticos.

A marca do Vale do Ribeira já havia sido apresentada em maio, mas ganhará reforço na sua divulgação. O Vem Pro Vale funciona como um convite dos moradores da região, reconhecidos pela simpatia, para diversos públicos. Já a identidade visual foi construída a partir da letra “V” e utiliza elementos gráficos compostos e cores que remetem à variedade local: as matas, as praias, o sol, a cultura e as cavernas, principalmente, arrematadas pelo slogan “O surpreendente Vale do Ribeira”.

Em todos os casos, as marcas serão licenciadas gratuitamente para os interessados e poderão ser utilizadas em pontos de contato que promovem as regiões: peças publicitárias, produtos alimentícios de origem controlada, comércio, eventos promocionais, brindes, sinalização e no comércio local.