Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
 
 
06/03/2023
NOTÍCIAS
Turismo Náutico avança no Cosud
Encontro de governadores do Sul e Sudeste resulta em parceria para promover o turismo no Canal do Varadouro 
 
Entre os dias 2 e 4 de março, a cidade do Rio de Janeiro sediou a 7ª Reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reuniu governadores e secretários de estado. O objetivo do encontro foi consolidar a agenda de cooperação entre os governos estaduais do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais dessas regiões.
 
Entre as diversas parcerias firmadas pelos estados participantes, destaca-se o acordo de cooperação entre o governo de São Paulo e o do Paraná para aumentar o fluxo turístico no Canal do Varadouro - como é chamado o acidente geográfico que abriga um curso d'água que atravessa São Paulo e Paraná. 
 
Os estados se comprometeram a trocar informações técnicas ligadas ao turismo e fomentar a vinda de visitantes para a região. O curso d'água está inserido no maior trecho de Mata Atlântica preservada no país e tem grande potencial turístico. A parceria foi firmada entre o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o secretário de turismo paranaense, Marcio Nunes - e visa estimular o turismo náutico sustentável entre os estados. 
 
Participaram do encontro os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Representando o Estado de São Paulo, estavam o governador Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de turismo e viagens, Roberto de Lucena. 
 
“O Canal do Varadouro, com seus mais de seis quilômetros de extensão, é um atrativo turístico de grande potencial que se encontra subvalorizado. Com esse protocolo de intenção, assinado durante o Cosud, pretendemos aumentar o fluxo turístico na região, criando uma infraestrutura maior para receber os turistas, a fim de alavancar também toda a economia nas cidades do entorno”, revela Roberto de Lucena, secretário de turismo e viagens do estado de São Paulo. 
 
Reforma Tributária
 
Outra pauta amplamente discutida foi a da reforma tributária. Por meio de uma carta conjunta, assinada por todos os governadores presentes, reivindicou-se uma revisão da reforma tributária, do Pacto Federativo e da dívida pública com a Federação. 
 
Segundo a carta, os estados do Sul e Sudeste solicitam que medidas que impactem nas contas públicas estaduais sejam discutidas amplamente entre a União e os estados. Também foi solicitado que o governo federal inicie um processo de compensação das perdas de arrecadação com o ICMS impostas pelas Leis Complementares nº 192 e 194, que resultaram na perda de cerca de R$ 45 bilhões em arrecadação. 
 
Durante os painéis realizados nos três dias de encontro, também foram discutidos temas como saneamento básico, cooperação com o governo federal e gastos públicos.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite