Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
 
 
07/03/2023
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Águas, Cultura e Negócios


Catanduva, Icém, Monte Aprazível, Nova Granada, Olímpia, Palestina, São José do Rio Preto e Uchoa compõem a Águas, Cultura e Negócios
 


 

A Prefeitura de Catanduva lança o roteiro turístico: “Caminhos da História – um passeio no centro da cidade. O roteiro tem finalidade turística e busca resgatar aspectos culturais e históricos de Catanduva, promovendo o sentido de pertencimento e a identidade local. O Centro Cultural e Histórico Padre Albino (CCHPA), popularmente conhecido como Museu Padre Albino, reabriu após um ano e cinco meses fechado em decorrência da Pandemia de Covid-19. O espaço, inaugurado em 1999, mantém viva a memória do Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva, preservando o acervo composto por peças, objetos, documentos, fotos, pinturas e depoimentos. O Museu Padre Albino fica na rua Belém, 647, no Centro de Catanduva. Zoo de Catanduva é opção de lazer para a família o ano todo. Fundado em 1958, o Zoo é um ponto turístico tradicional da cidade é possível ver de perto 80 aves, 49 mamíferos e 81 répteis. São 48 espécies diferentes para expandir o conhecimento de crianças, jovens e adultos. O espaço público recebe, em média, 1.500 pessoas por mês, não só de Catanduva, como também de outras cidades da região. A entrada é gratuita. Turismo Religioso envolve a Igreja Matriz de São Domingos, Paróquia São Judas Tadeu e Paróquia da Imaculada Conceição. E para o lazer, o Clube Rural Catanduva oferece diversas modalidades, como pesca esportiva, piscinas, campos de futebol, além da gastronomia.

Icém está localizada na região norte paulista, fazendo fronteira com Minas Gerais e separada deste Estado pelas águas do Rio Grande. O rio Turvo, também banha este destino que torna a região muito procurada para a prática de pesca, bem como pelos banhistas, atraídos por este belo cenário turístico. Icém conta com boa infraestrutura para receber visitantes. Seus equipamentos turísticos são conhecidos, como a Praia Mariana (no km 496 da SP-322), um dos locais mais visitados da cidade. Sua praia fluvial dispõe de quiosques com churrasqueiras, banheiros, área de camping, restaurante para 400 pessoas e cardápio diversificado com peixes locais, área de banho e pesca. Conhecida como “a Princesa do Vale”, Icém promove um Carnaval que traz 15 mil pessoas para assistir aos desfiles e é tido como um dos melhores do interior paulista. Por sua vez, a Festa de Peão de Rodeio que acontece em setembro, está entre as seis melhores festas das pequenas cidades do Brasil, com shows com grandes duplas locais, provas de peões consagrados, montarias em touros, encontros de comitivas, boates com DJs e praças de alimentação. Os tropeiros também carregam com muito orgulho o nome da cidade, palco de cavalgadas das comitivas bem como de Campeonatos da Queima de Alho. Icém, que é município desde 1953, mostra que o Turismo Rural e de Pesca são duas forças do interior paulista. A origem do nome de Icém da língua tupi-garani significa "água doce", antiga denominação do município, sendo que este nome foi dado pela presença de dois grandes rios em volume de água doce, o Grande e o Turvo.

Há quase um século, Monte Aprazível vem se desenvolvendo na região noroeste paulista, como uma cidade que faz juz ao seu nome. Muitos dos imigrantes que chegaram a esta cidade, vislumbrados pela paisagem da região, por ali permaneceram. Os atrativos turísticos naturais e culturais são inúmeros. Mesmo sendo considerada uma cidade de pequeno porte, com menos de 25mil habitantes, chancela o entretenimento, lazer, contemplação, paz e tranquilidade para todos  aqueles que aqui vivem ou para todos  aqueles que aqui aportam para uma visita aos familiares, amigos ou, simplesmente para um passeio aprazível. A Represa Lavínio Luchesi (Represa dos Sonhos) é um dos principais marcos turísticos compondo um importante papel no contexto histórico da região. Seus usuários fazem caminhadas diariamente, e os moradores e visitantes aproveitam para a natação, passeios de barcos pequenos e piqueniques. Destaque o Poção das Águas, área natural muito apreciada pelos que praticam caminhadas, ciclismo ou motociclismo nas trilhas de seu entorno, abrangendo assim o Turismo Rural, Ecológico e de Lazer. Os moradores de Monte Aprazível sentem-se orgulhosos de exibir a alameda das Palmeiras Imperiais, na área central da cidade, que integra diversos prédios públicos e privados, destacando estilos arquitetônicos que vão dos mais antigos aos modernos.

Há duas versões sobre a origem de Nova Granada: uma de que teria sido fruto da escolha de colonos que vieram das cercanias de uma estação chamada, na época, Granada, pertencente a Bebedouro; outra, menos provável, indica uma homenagem a imigrantes espanhóis oriundos da Granada espanhola. Nova Granada é conhecida como a “Cidade Hospitaleira”, em virtude do tratamento que dispensa às pessoas que a visitam. Atualmente a sede inclui os distritos de Ingás, Mangaratu e Onda Branca e dois aglomerados que são Pousada das Garças e Fazenda Agro-Rio. O município originou-se de um pequeno povoado, Vila Bela, fundado em 4 de abril de 1911, pelo cidadão Francisco dos Santos. As primeiras casas concentravam-se no entorno do Largo de São Benedito, santo este que é o padroeiro de Nova Granada. Ainda hoje, este lugar conserva uma destacada e bela capela que é um dos pontos turísticos da cidade. Destaque também para a Represa Municipal que embeleza este destino.

A Estância Turística de Olímpia exala cultura e diversão. É a cidade ideal para quem quer conhecer o parque aquático mais visitado da América Latina e também o maior evento nacional sobre o folclore brasileiro, tudo isso no mesmo lugar. O Parque Aquático Thermas dos Laranjais é o número um no Brasil e na América Latina e o quinto mais visitado em todo o mundo, além de ser o ponto turístico principal da cidade. Funciona todos os dias do ano, tem capacidade para 20 mil visitantes por dia e conta com 55 atrações. O município conta com mais outro parque aquático, o Hot Beach. Ele chegou após o alto crescimento do turismo na cidade e envolve atrativos para todos os gostos e idades. Do lado do turismo cultural, Olímpia também se destaca por ser oficialmente a Capital Nacional do Folclore. O objetivo do festival é preservar e manter a cultura popular com inúmeras apresentações, como o bumba-meu-boi, reisado, samba-de-coco, São Gonçalo, folias de reis, carimbo e rancheiras, todas gratuitas e de grupos Folclóricos e Parafolclóricos de vários estados do país. Tem mais: em 2019 foi inaugurado o Vale dos Dinossauros, um parque temático com réplicas dos antigos moradores da terra que se movem e emitem sons, tem um Museu de Cera e, futuramente, abrirá as portas do Bar de Gelo.

Palestina tem um dos mais belos cartões-postais do interior paulista: a cachoeira do Talhadão, que atrai turistas de todo o Brasil. Formada pelas águas do rio Turvo, a queda d´água tem uma correnteza forte e águas turvas. E é berçário de várias espécies de peixes. Há locais propícios para banho, esportes náuticos e observação de pássaros na mata ciliar às margens do Rio Turvo, além de pontos, como uma ponte para pedestres, de onde o visitante pode fazer vídeos e fotos da cachoeira e das belezas naturais em ambas as margens do Rio, que conta com trilha para caminhadas e para ciclistas, e os amantes das modalidades. Por sua vez, a Fazenda Talhadão tem uma bela estrutura voltada para o Turismo Rural. Nela o visitante pode apenas observar a natureza no entorno, como a flora e/ou pequenos animais silvestres como o sagui, macaco-prego e aves como a Arara Canindé, papagaios, tucanos e outras espécies de pássaros típicos da região noroeste paulista. O empreendimento conta com trilha na mata própria da fazenda, e com passeio a cavalo acompanhado de monitor.  E para quem aprecia a pesca, a cidade dispõe do Pesqueiro Guarda Mor que está instalado em um galpão rodeado por tanques de peixes, e cercado pela natureza, onde se pode praticar a modalidade do pesque e solte, e, também oferece ao visitante, pratos variados da boa culinária à base de peixe. Há também o Pesqueiro Quebra Vara que proporciona um Turismo de lazer, em um local rústico e popular, onde se pratica a modalidade do pesque e pague.  O local, que é cercado por farta vegetação nativa, faz parte do roteiro dos ciclistas de Palestina e região.

O Parque da Represa Municipal é o mais importante parque urbano de São José do Rio Preto. Considerado o cartão postal da cidade conta com uma pista de caminhada com 2,7 mil metros lineares, equipamentos de ginástica para alongamento e musculação, e quiosques destinados ao lazer de famílias e crianças em excursões escolares. Mais de dez espécies de animais silvestres, mamíferos e peixes e uma grande diversidade de algas e plantas que compõem o ecossistema do parque. Já o Parque Ecológico São José do Rio Preto reúne preservação do meio ambiente, lazer criativo e cultural em um espaço descoberto que contêm lanchonetes, quiosques e trilha para caminhada entre árvores brasileiras. Pelo Turismo Religioso, a Catedral de São José merece uma visita, assim como a Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que mostra uma arquitetura interior extremamente rica em detalhes. Os rio-pretenses sempre tiveram forte relação com a cultura e durante anos batalharam para ter um teatro. Inaugurado em janeiro de 1973, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, foi o primeiro a ser construído nesta cidade. Pela Cultura, São José do Rio Preto tem o Teatro Municipal Paulo Moura localizado no Complexo Swift, às margens da Represa Municipal. Considerado o segundo maior do interior de São Paulo, o Teatro possui 954 poltronas e 14 espaços para cadeirantes.

Uchoa tem muitas atrações para os visitantes que vêm passear num fim de semana. Com uma economia voltada para a produção agrícola (é produtor de suco de laranja), pecuária e industrial, é no turismo que Uchoa sabe mostrar os seus encantos. Seja nas modalidades turísticas de eventos, cultural ou rural, o município tem potencial para crescer muito mais. Um atrativo da cidade, por exemplo, é a Estação Cultural, que fica no prédio que já foi armazém da antiga estação ferroviária, onde abriga a biblioteca municipal, uma sala de cinema e um importante acervo com fósseis encontrados na zona rural uchoense. O Museu de Paleontologia Pedro Candolo possui laboratório de pesquisa, com acervo de mais de 400 peças, entre fósseis de crocodilos e tartarugas, além de escamas, dentes e ossadas inteiras de dinossauros. De 66 milhões a 85 milhões de anos atrás. Foi nesse período, fim do período cretáceo, que viveram os animais cujos ossos, dentes e escamas estão no museu em Uchoa. E a maior parte dos itens foi encontrada na região. O Turismo Religioso de Uchoa tem seu destaque na Igreja Matriz de Santa Isabel que foi edificada em 1914. Após um período de expansão da igreja, as obras foram concluídas em 1952, com a instalação do relógio e a colocação de para-raios. Neste mesmo ano foram então plantadas, na frente da igreja, palmeiras do tipo imperial, dispostas simetricamente que, até hoje, embelezam com um aspecto majestoso a principal praça da cidade. O antigo largo da igreja é a atual Praça São Sebastião, onde está localizada a Igreja Matriz e também o Marco Zero da cidade. Uchoa tem eventos relevantes ao longo do ano, como as festas religiosas (Santa Isabel, São Miguel, Santo Expedito, Santos Reis e São Cristóvão), as celebrações típicas (Festa do Peão, Cavalgadas, Juninão, Arraial da Zeza, entre outras), tudo acompanhado da melhor gastronomia local (de origem mineira, italiana, espanhola, portuguesa e sírio-libanesa). Para o turista, há pesqueiros que oferecem comida caipira em meio a lagos, matas nativas e animais silvestres. A cidade também tem espaços de artesanato (como a Aldeia do Artesão), cafés coloniais, eventos de passeios ciclísticos, quermesses e revoadas de pipas. Uchoa surpreende.

Municípios Turísticos

Estância Turística

Olímpia

Municípios de Interesse Turístico

Icém

Uchoa


Ações e Programas Por Município

 
Guia Pet Friendly

Catanduva 

Olímpia   


Ações e Programas Por Região
 

Turismo SP em Ação





 

 


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite