Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
 
 
08/03/2023
NOTÍCIAS
As mulheres do turismo de São Paulo
Os desafios femininos em um setor em que a presença delas é maioria - a partir de duas histórias inspiradoras 
 
O turismo paulista não existiria sem as mulheres. Em São Paulo, são 31 mil mulheres em atividades relacionadas ao setor e cerca de 25 mil homens, de acordo com dados do Ministério do Trabalho (Caged). A participação feminina é destaque em agências de viagem, operadoras de turismo, meios de hospedagem e alimentação. Em outras palavras, são 25,8% mais mulheres do que homens.
 
Mesmo em maioria, são poucas as mulheres em posições estratégicas no mercado de trabalho. Segundo dados da organização Women in Leadership in Latin America, apenas 5% das mulheres ocupam cargos de liderança na América Latina. Os salários também são menores. Elas ganham, em média, 24% a menos que os homens para desempenhar as mesmas funções, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
 
“A força do turismo paulista carrega a competência e a criatividade da mão-de-obra feminina. Cabe a nós garantir a presença de todas elas e o reconhecimento pelo papel essencial que elas têm no turismo e em todos os demais setores”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP. 
 
A turismóloga Bárbara Bastos, de 30 anos, trabalha como organizadora de eventos. Para ela, o melhor de trabalhar com eventos é realizar sonhos. “Fico muito feliz de materializar desejos e ver as pessoas felizes, isso me motiva”, afirma. Para ela, a satisfação do público a motiva diariamente a superar os desafios da carreira e alçar voos cada vez mais altos. 
 
A delegada de turismo Fernanda Herbella Maia, da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur). Sua função é prestar serviços para os turistas que entram ou saem do Brasil, bem como zelar pela segurança de nosso estado. Fernanda ocupa hoje o cargo mais alto que uma mulher jamais ocupou dentro da Polícia Civil do estado de São Paulo. no aeroporto de Congonhas. 
 
“É um desafio comandar uma corporação onde, predominantemente, há funcionários homens. Mas com trabalho e dedicação vem também o respeito dos funcionários masculinos e a questão do gênero deixa de ter tanto peso, importando mais o trabalho duro e experiência adquirida”, explica Fernanda Maia, delegada de turismo da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur). 
 
O Turismo na vida delas 
 
No ano de 2022 ocorreu o Primeiro Encontro de Mulheres do Turismo Paulista, com a presença de diversas primeiras damas de municípios do interior e mulheres em cargos de liderança. Esse encontro culminou na criação do Fórum Mulheres do Turismo Paulista, que tem como objetivo demonstrar a força da presença feminina no setor turístico.
 
Além disso, no ano passado, também aconteceu uma programação especial durante o mês da mulher, promovida pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Fundação Paulistana e a Ade Sampa, oferecendo oportunidades de emprego, oficinas e qualificação profissional para mulheres. 
 
A programação completa do Dia da Mulher idealizada pelo Governo do Estado pode ser acessada aqui: https://www.diadamulher2023.sp.gov.br/

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite