Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.

17/04/2023
Setur-SP cumpre extensa agenda no Oeste Paulista
Secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, visitou a região entre os dias 13 e 16 de abril

Homenagens, visitas técnicas e realização de conferência de Turismo Rural estiveram entre os compromissos do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, de quinta a domingo (13 a 16), no Oeste Paulista. Para cumprir a agenda, o secretário passou por diversas cidades, em especial aquelas que possuem relação com o Turismo Rural - segmento com muito potencial na região.

As atividades iniciaram com uma visita técnica na Praça Élio Michelloni, em Adamantina. O local, considerado um dos cartões postais da cidade, está passando por obras de revitalização. Entre as melhorias estão os sanitários da praça, reparos no Anfiteatro Municipal Fernando Paloni e na fonte. Durante a visita, estavam presentes o prefeito de Adamantina, Marcio Cardin; a vice-prefeita, Maria de Lourdes Santos; presidente da Câmara de Vereadores, Agnaldo Pires Galvão e o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderley.

Em Presidente Prudente, Roberto de Lucena visitou outros três espaços, sendo um deles, o Balneário da Amizade - ambiente público com quiosques, grandes espaços verdes e muito usado para prática esportiva -; e o Parque Aquático da Cidade da Criança. O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura do local e estudar possibilidades de melhorias na área. Estiveram presentes, o secretário Municipal de Turismo de Presidente Prudente, Adolfo Padilha e o diretor executivo do Instituto de Terras de São Paulo (ITESP), Guilherme Piai.

No município de Mirante de Paranapanema, Lucena visitou o Centro de Formação Profissional, Promoção Social e Desenvolvimento Rural. O Centro vem apoiando os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares na defesa do setor primário.

Recentemente, a Setur-SP criou o Fórum de Turismo Rural. O secretário assinou três protocolos de intenções com a Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp); e as secretarias de Agricultura e Abastecimento; e Cultura e Economia Criativa. A parceria tem como objetivo avançar na legislação trabalhista e fiscal do meio rural, capacitar a mão-de-obra do segmento e fomentar as boas práticas do setor com a criação de um selo de qualidade. Além disso, foi criado um grupo de trabalho que avançará com o Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural que será entregue nos próximos meses.

“Estamos seguindo com o Plano, que compreende um dos eixos do segmento. Lançamos esse programa há duas semanas, por isso faz muito sentido para nós explorarmos esses eixos. Um é o Vale do Ribeira, que tem 92% de área de preservação ambiental e o outro é o Pontal do Paranapanema”, afirmou Roberto de Lucena.

No sábado (15), a Setur-SP realizou em parceria com a Fundação Itesp, a 1ª Conferência de Turismo Rural da região de Pontal do Paranapanema, na Fundação Inova Prudente, em Presidente Prudente. Durante o encontro, autoridades entregaram um requerimento ao secretário Roberto de Lucena para que Prudente se torne um MIT (Município de Interesse Turístico).

A conferência reuniu empreendedores, produtores e autoridades que discutiram sobre investimentos, créditos para operadores de turismo, a importância dos MITs, gastronomia, hospitalidade, atrações náuticas e culturais. O secretário aproveitou o evento para falar mais sobre o Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural no Oeste Paulista.

O Turismo Rural é uma modalidade de turismo que se caracteriza por proporcionar uma conexão com a natureza e com a cultura local, de modo a oferecer vivências em áreas rurais, como sítios, fazendas, chácaras e pousadas localizadas em meio à natureza. Atualmente, São Paulo tem mapeado mais de 1.000 propriedades rurais abertas à visitação turística, daí a importância deste setor que fortalece a cadeia produtiva do turismo paulista, gerando emprego e renda.

Homenagens

Também como parte da agenda do fim de semana, o secretário esteve em Martinópolis, onde recebeu homenagem de honra ao mérito pelos serviços prestados à cidade e dois títulos de Cidadão Honorário pelas cidades de Caiabu e Rancharia. Os títulos foram entregues devido aos serviços prestados em prol da comunidade.

“Quanta honra receber todas essas homenagens de uma região que tenho tanto apreço. Seguiremos em frente trabalhando por Caiabu, Rancharia, Martinópolis e todo o estado de São Paulo”, agradeceu Lucena.