Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
 
 
04/05/2023
NOTÍCIAS
Turismo Rural: produtos artesanais são atrativos para destinos no campo em SP
Pavilhão do Governo de SP montado na Agrishow coloca o público em contato com agricultores artesanais e convida para destinos turísticos rurais no interior do estado
 
Há nove anos, a família de Angela Giora resolveu trazer para o interior de São Paulo a experiência de 30 anos produzindo queijos artesanais na Itália. A Fazenda Terra Límpida, que fica na cidade de Cássia dos Coqueiros, a cerca de 350 km da capital, produz uma grande variedade de queijos utilizando leite orgânico, também extraído no próprio local.
 
Angela é um dos cerca de 60 produtores rurais que enxergaram a possibilidade de atrair turistas para seu empreendimento por meio da exposição montada no pavilhão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo na 28ª edição da Agrishow. A maior feira agro do Brasil ocorre até essa sexta-feira (5) em Ribeirão Preto.
 
“É a primeira vez que estamos expondo aqui na Agrishow, já estivemos aqui antes como visitantes. É importante essa divulgação de que fazemos algo diferente, uma produção totalmente orgânica”, afirmou Angela.
 
Para ela, a iniciativa possibilita que pessoas de outras regiões do estado e do País conheçam seus produtos e incluam a fazenda na lista das rotas turísticas a serem visitadas no interior paulista. “A gente consegue comunicar isso ao público, ressaltando também o bem estar dos nossos animais. Além dos queijos, a gente recebe os turistas para almoçar. Oferecemos comida italiana, também produzimos pão caseiro com fermentação natural”, disse a agricultora.
 
No estande de 1.200 metros quadrados, os visitantes podem experimentar e adquirir queijos, cafés, vinhos, produtos de charcutaria, entre outras iguarias típicas dos agricultores que integram as rotas gastronômicas do Programa Sabor de SP e que também fazem parte dos programas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP.
 
“É a primeira vez que a gente expõe na Agrishow e quer permanecer todos os anos. A ideia é criar essa sinergia com a secretaria para ampliar o turismo na nossa fazenda”, afirma o produtor Leonardo Roca, da Fazenda Irarema.
 
A propriedade situada em São Sebastião da Grama é conhecida pela excelência na  produção de azeite de oliva, cujas variedades vão desde o azeite tradicional até sabores como manjericão, alho e avocado. Além de distribuir para todo o Brasil, a fazenda familiar também oferece produtos exclusivos para turistas que visitam o local, além de atividades ligadas à especialidade. “O turista que visita a fazenda tem a experiência de um passeio entre os olivares. Durante a safra, ele também consegue acompanhar a extração, o envase, tudo o que é feito lá”, explicou o produtor.
 
Há pouco mais de uma década, São Paulo se consolidou como o maior destino de turismo rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo o Sebrae. Diante disso, o Programa Sabor de SP tem a proposta de promover a culinária regional por meio de festivais, workshops de capacitação e rodadas de negócios nos dez roteiros gastronômicos mapeados pelo estado.
 
Para o secretário do Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, o Turismo Rural tem o potencial de se transformar em um dos mais expressivos eixos de desenvolvimento do turismo no estado. “Estamos fazendo um trabalho conjunto com o objetivo de expor essa grande riqueza que é o nosso agroturismo e também apresentar a força do produtor rural e dos nossos destinos", afirmou Lucena.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite