Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

08/05/2023
Prefeitos discutem investimentos durante reunião de estâncias turísticas em Guaratinguetá
Na pauta, parceria com os municípios e programas de fomento à gastronomia paulista e ao turismo rural

No final da tarde desta sexta-feira (5), a Estância Turística de Guaratinguetá sediou o Encontro das 70 estâncias paulistas, organizado pela Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, representou a pasta durante o evento.

Lucena citou a data comemorativa do dia nacional do turismo (em 8 de maio) e lembrou sobre a importância das estâncias na consolidação da atividade turística no estado de São Paulo. "Por meio das Estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico que o turismo paulista lidera o setor, oferecendo ao visitante a melhor estrutura de atrativos, as melhores estradas, hotéis e produtos turísticos de todo o país", comentou Lucena.

De início, foram discutidas as principais ações da Aprecesp em conjunto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), entre elas a participação em feiras de turismo e parcerias com o Ministério do Turismo, via Embratur, para promover São Paulo em todo o país.

O secretário estadual de Turismo e Viagens também compartilhou os próximos projetos. "Gostaria de destacar a publicação do fórum do turismo rural em diário oficial, a liberação de uma linha de crédito de 50 milhões em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o programa de valorização da gastronomia paulista - trazendo de volta o Sabor SP e ampliando as rotas gastronômicas, o programa de apoio ao turismo náutico, com a inauguração de 13 estruturas náuticas, o programa de ampliação de aeroportos e rotas, com novos voos no aeroporto de Guaratinguetá e, por fim,  a intenção de inaugurar um novo distrito turístico em Guaratinguetá, que será o primeiro distrito turístico religioso do Brasil", revelou Lucena.

Antônio Serralha, diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Setur-SP, explicou os trabalhos da pasta nos repasses de recursos para os municípios, contando o fluxo de aprovações e liberações previstas por lei para cada cidade. O Dadetur disponibilizou mais de
R$ 70 milhões no primeiro quadrimestre do ano.

"É importante ressaltar que o Dadetur atua em conjunto com os municípios. Os repasses só podem ser feitos depois que os municípios apresentam toda a documentação necessária e, muitas vezes, alguma solicitação pendente do lado do município atrasa o repasse de recursos", explicou Serralha.

Os prefeitos tiveram espaço para expor seus anseios e reivindicações junto ao secretário Roberto de Lucena em busca de melhorias para seus municípios. Um a um, tiveram voz para falar dos desafios e oportunidades que enfrentam em sua gestão.

Por fim, foi apresentada uma consultoria independente contratada pela Aprecesp para modernizar a associação, buscando formas de melhorar o fluxo de demandas dos municípios participantes e soluções para entraves mais relevantes de cada cidade. A consultoria deverá apresentar seus avanços nas próximas edições do encontro da Aprecesp.