Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

08/05/2023
SP celebra turismo de lazer como tendência em todo o Estado
Maior polo turístico do país, Estado de São Paulo comemora o Dia Nacional do Turismo com avanço em segmento que hoje representa metade das viagens realizadas no território

Em comemoração ao 8 de maio, Dia Nacional do Turismo, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP divulga números que revelam a força de um segmento que tem se projetado de forma crescente ao longo da última década: o turismo de lazer. Para além dos negócios que consolidaram SP como um destino de viagens e eventos corporativos, o estado tem hoje atrações que o colocam como um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, destinos gastronômicos premiados internacionalmente e atrações de aventura certificada e natureza exuberante.

O lazer é a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para o estado de São Paulo, de acordo com estudo recente do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp. São Paulo ocupa a terceira posição entre os destinos de lazer nacionais mais procurados, de acordo com levantamento recente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo Braztoa. No ano passado, ocupava a quarta posição. Com o maior contingente de turistas de todo o país, cerca de 28 milhões, os paulistas são hoje os maiores consumidores de destinos de lazer do próprio estado.

As prefeituras municipais paulistas atestam a afirmação. A estância de Brotas, por exemplo, registrou o melhor verão da última década, impulsionado, especialmente, pelos visitantes paulistas. Já a estância de Serra Negra deve confirmar, este ano, mais de 200 mil visitantes para o seu tradicional festival de inverno, que acontece no meio do ano, mais de 70% deles, paulistas. A capital São Paulo também é, sobretudo, quintal dos paulistas: mais de 60% dos turistas que a visitam são do próprio estado de SP, segundo pesquisas realizadas pela SPTuris.

A descoberta do lazer de SP pelos paulistas começou no período mais crítico da pandemia, quando as viagens de proximidade eram as únicas opções. A tendência se manteve em alta, entretanto, impulsionada pelas novas atrações e qualidade dos destinos do estado. “Os paulistas estão descobrindo a SP do lazer, com seus atrativos culturais e gastronômicos, suas praias e cenários rurais. Temos também as melhores estradas do país, malha aérea regional ativa e uma rede hoteleira robusta”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

A Setur-SP tem investido na qualificação dos atrativos em todo o estado. No início do ano, ampliou a conectividade aérea do estado com 150 novos voos regionais, mantendo o estímulo às paradas programadas (stopover) e acrescentando novos fluxos turísticos aos municípios distantes da capital. Atualmente, São Paulo já conta com quatro distritos turísticos com foco em lazer, dois deles marcados pelos parques temáticos: Serra Azul e Olímpia. Os distritos, aliás, integram um programa estadual que deve induzir investimentos privados de cerca de R$ 10,3 bilhões até 2030. Apenas Olímpia registrou um milhão de turistas nas férias de janeiro, o melhor desempenho de sua história.

Apenas nos primeiros meses deste ano, o turismo de SP investiu R$ 53 milhões na infraestrutura de destinos turísticos. Ao mesmo tempo, estendeu linhas de crédito de R$ 3 bilhões para empreendedores do turismo que atuam em todo o estado e, na última semana, transferiu o gabinete do secretário para a Agrishow, em Ribeirão Preto, a maior feira agrícola da América Latina, firmando novas parcerias e acelerando os resultados das prefeituras da região. A partir do próximo mês, mais de 300 municípios do estado serão impactados pela realização de dez festivais da gastronomia regional, que acontecem até o fim desse ano.

As novidades não param por aí, nos próximos dias, a Setur-SP inaugura estruturas náuticas em 13 municípios paulistas banhados por rios e represas, estimulando o enorme potencial de água doce. A Secretaria também está preparando uma série de ações na área da educação e empregos voltados para o turismo, além de uma política de estado para o turismo rural, segmento que mais cresce no estado de São Paulo.

SP COMO O MAIOR POLO TURÍSTICO DO PAÍS

Segundo projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o desempenho do turismo paulista em 2023 será o maior dos últimos cinco anos. A estimativa é de que a economia do setor cresça 8% e, com isso, o PIB atinja cerca de R$ 300 bilhões. As projeções do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que o turismo gere até 80 mil empregos em São Paulo até o fim deste ano.

O avanço se deve principalmente ao turismo doméstico. São esperados 45 milhões de turistas nacionais, estimulados por três grandes atividades: o turismo rodoviário, a hotelaria e o setor de bares e restaurantes, um milhão de turistas a mais que em 2019. Em 2023, o Estado de SP também deve receber 2,3 milhões de turistas estrangeiros, contra 2,1 milhões de 2019. No total, serão 47,3 milhões de visitantes em 2023 em SP, superando os 46,1 milhões registrado em 2019.

Os aeroportos devem registrar 77 milhões de passageiros, na maior movimentação desde 2019, que registrou 76 milhões de passageiros, considerando voos domésticos e internacionais para os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. A ocupação dos meios de hospedagem chegará a 65,8% este ano, sendo 2,3 pontos percentuais acima de 2019; e o setor de bares e restaurantes deve crescer 8% em relação a 2022.

O crescimento do turismo traz impactos importantes para a economia do Estado. As empresas ligadas ao setor devem apresentar faturamento de R$ 90,1 bilhões em 2023, estimulando a criação de 60 mil novos empregos em atividades ligadas ao setor.