Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

08/05/2023
Turismo de SP entrega museu revitalizado em Araçoiaba da Serra
Reforma e ampliação do museu valoriza acervo de objetos históricos, como louças usadas por Dom Pedro II e uma armadura romana de 1.210

Moradores e visitantes do município de Araçoiaba da Serra, região metropolitana de Sorocaba, terão mais uma opção de atração cultural com a reinauguração do Museu Municipal José Pinto, reformado e ampliado com R$ 395.930,91 em recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

O convênio assinado em dezembro de 2019 previa a reforma e ampliação da área do museu, o que incluiu reforma da fachada, construção de rampas de acessibilidade, implantação de piso interno e externo, climatização, instalação de forros e luminárias, construção de novos sanitários, além de pintura e implantação de um novo sistema de combate a incêndios.  A contrapartida do município foi de R$ 32.687,61.

O equipamento é um atrativo de Araçoiaba da Serra e reúne cerca de 1075 objetos históricos, incluindo louças usadas por Dom Pedro II, quando Araçoiaba era ainda Campo Largo de Sorocaba, por volta de 1815, e até uma armadura romana datada do ano de 1210. Todas as peças do museu foram doadas por famílias araçoiabanas e da região.

“O Museu José Pinto é um dos principais memoriais do desenvolvimento paulista. Seu rico acervo, com objetos do Brasil colônia e império, preserva a história de uma região muito importante para o turismo paulista”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

As paredes do Museu Municipal José Pinto estavam fortemente danificadas por uma explosão criminosa ocorrida em 2021 nas proximidades. Desde então, o museu vinha sendo mantido fechado para reformas. Agora, o equipamento é entregue revitalizado para a população, impulsionando o fluxo turístico da cidade e movimentando a economia local.