Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

12/05/2023
Inclusão: São Paulo se prepara para bem receber visitantes de diversas culturas e religiões
Programa da Setur-SP inicia com treinamento de mão-de-obra e adaptações em meios de hospedagem para atender aos costumes e tradições islâmicas

O secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, assinou nesta sexta-feira, 12, Dia do Islamismo, um protocolo de intenções com o vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Ali Hussein El Zoghbi, para oferecer capacitação profissional e novas práticas a toda a cadeia do turismo, o que inclui restaurantes e meios de hospedagem. A ação visa sensibilizar e conscientizar para as diferentes tradições e culturas ligadas às religiões.

“A riqueza do turismo de São Paulo está justamente na tolerância e na inclusão de todos os públicos”, disse o secretário. Segundo ele, ao mobilizar os meios de hospedagens e todos os parceiros, o estado de São Paulo se torna um destino melhor a cada dia, porque se adapta para receber com qualidade e hospitalidade”. A ação torna São Paulo o primeiro destino do Brasil a capacitar parceiros do setor para a diversidade de culturas e religiões.

“Importante ressaltar que o Turismo Religioso tem conexão com outros segmentos turísticos e não se fecha em apenas uma ou outra tradição religiosa, proporciona diálogos inter-religiosos e promove a cultura da paz”, completou.

O Programa de Turismo Religioso da Setur-SP prevê treinamento de estabelecimentos ligados ao turismo, tornando-os acolhedores às tradições islâmicas. A capacitação será ofertada pela Academia Halal do Brasil e o primeiro treinamento acontece com 70 servidores da secretaria.

A proposta é incluir tapetes de orações nos quartos, sinalização geográfica em direção à cidade de Meca, na Arábia Saudita, considerada sagrada para os muçulmanos, além de ausência de bebidas alcoólicas nos aposentos destinados a esse público. Os restaurantes parceiros vão oferecer cardápios com ingredientes consumidos pelos muçulmanos, além de aderir a medidas específicas de higiene.

“O turismo halal cresce em todo o mundo, e São Paulo pode, sim, ser um destino amigável para muçulmanos. Essa certeza é o que nos motiva a colaborar com este projeto da Setur”, disse Ali Hussein El Zoghbi. A religião islâmica é seguida por mais de duas bilhões de pessoas no mundo De acordo com a consultoria CrescentRating, que monitora o mercado de viagens para muçulmanos, até 2028 o mercado movimentará US$ 225 bilhões.

“Uma vez que o nosso negócio é a hospitalidade, conhecer melhor os hábitos e os costumes de diferentes origens culturais nos favorece no acolhimento e bem-receber de maneira inclusiva”, diz Ricardo Roman, presidente da ABIH-SP. De acordo com Adriana Perdiza, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de São Paulo, os guias vão propagar a mensagem de tolerância e estimular o respeito. "Serão os porta-vozes de um turismo cada vez melhor", afirmou.

Para Fernando Guinato, presidente do Conselho de Administração do Convention & Visitors Bureau (SPCVB), São Paulo já tem essa vocação de receber bem. "Estamos de braços abertos e vamos nos esforçar para promover SP como um destino de todos", disse. Para finalizar, o cônsul Mohamed Elsayed Ali Awad, dos Emirados Árabes afirmou que a parceria vai repercutir em todo o estado e fora do país. "É um dia especial e estamos muito felizes por essa conquista que será compartilhada com todos os nossos parceiros", disse.

Entre os parceiros estratégicos da Setur-SP estão a Associação Brasileira Indústria Hotéis São Paulo (Abih-SP), com 3224 meios de hospedagem parceiros; a SP Convention & Visitors Bureau), com mais de 200 hotéis; o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo (Sindegtur), com 500 associados; o Conselho Estadual de Turismo (Conturesp), com 60 entidades parceiras, e a Prefeitura Municipal de São Paulo, com seis centrais de informação turística relacionadas.

Também está previsto no programa, o lançamento de guias temáticos, contemplando as tradições religiosas, tais como, Católica, Protestante, religiões de matriz africana, religiões orientais, tradição Judaica e tradição Islâmica, entre outras. Cada guia deverá ser dividido em três partes de conteúdo: atrativos turísticos, gastronomia e manifestações e festas. A assinatura do próximo protocolo de intenção está prevista para 5 de junho, para trabalhar em parceria com entidades e equipamentos de tradições judaicas.

Turismo Religioso Paulista
O Turismo Religioso é um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As viagens relacionadas ao turismo religioso movimentam cerca de 20 milhões de viagens todos os anos e mais de R$ 15 bilhões, de acordo com o Ministério do Turismo. Por sua formação histórica, social e cultural, o Brasil congrega diversas religiões que valorizam o Turismo Paulista e acrescentam fluxos turísticos importantes. A prática diminui a sazonalidade, estimulando a ocupação dos destinos na baixa temporada.

A Setur-SP agrega um conjunto de iniciativas de incremento da atividade turística no segmento religioso. Entre as ações estão a promoção de destinos com essa vocação, apoio e implantação de rotas turísticas, sejam elas peregrinas que podem ser realizadas a pé, de bicicleta ou por outros meios ou rotas rodoviárias e aéreas. Também inclui acordos de cooperação com outros estados e órgãos estaduais. O objetivo é promover e incrementar toda a oferta de turismo religioso voltado a aspectos históricos ou ligados à religião católica, judaica, islâmica, entre outras.