Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

15/05/2023
Turismo de SP inaugura obra inspirada na famosa Fontana di Trevi
Obra na cidade de Serra Negra vai movimentar destino consolidado de turismo rural, gastronômico e religioso

A estância turística de Serra Negra ganhou nesta sexta-feira, 12, uma obra inspirada em um dos mais famosos monumentos romanos, a Fontana di Trevi, conhecida como a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. Município com forte influência da cultura italiana, a versão serrana recebeu R$ 1,6 milhão em investimentos, sendo R$ 505 mil de um convênio com a Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo (Setur-SP). A cerimônia começou com a banda Lira de Serra Negra e terminou com o descerramento das placas de inauguração.

“Está tudo muito bonito, das esculturas ao sistema de iluminação e paisagismo. Sem dúvidas uma parada obrigatória para quem visita o Circuito das Águas Paulista, uma nova atração que vai impulsionar o turismo na região”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, representando o governador Tarcísio de Freitas, ao lado do prefeito do município, Elmir Chedid. O município de Serra Negra recebe cerca de meio milhão de turistas por ano.

A obra ocupa uma área de 370 metros quadrados, tem 11 metros de altura e quase 21 metros de largura, 40% do tamanho original. O espelho d’água, com seus 16 mil litros de água, é iluminado por 40 projetores de luzes subaquáticas em led que valorizam as esculturas. Se a tradição italiana for mantida por aqui, os turistas devem jogar uma moeda no espelho d’água na esperança de que seu desejo seja realizado.

“Esta obra é um sinal de agradecimento a tudo o que os italianos nos ensinaram e fizeram pelo desenvolvimento de Serra Negra através do café, do vinho, da gastronomia, do comércio e todos os setores da nossa sociedade. Além de ser um meio de atrair e agradar os turistas é uma forma de homenagear também a nossa população, que será beneficiada com mais trabalho, emprego e renda e com mais um ponto turístico, entre muitos outros que tem Serra Negra, para contemplação e lazer”, destaca o prefeito Elmir Chedid.

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos; o deputado federal Carlos Sampaio; o presidente da Câmara Municipal de Serra Negra, Wagner da Silva Del Buono; além de prefeitos do Circuito das Águas, como Monte Alegre do Sul e Morungaba, e vereadores.

TURISMO SERRANO

O turismo é a principal atividade econômica de Serra Negra e seu principal atributo está relacionado às propriedades radioativas de suas águas minerais, indicada para diversos tratamentos de saúde. Com ampla rede hoteleira, a estância também oferece contato com a natureza, clima de montanha, ar puro e tranquilidade. Também se destaca pelo turismo rural e de aventura, com visitação a fazendas de café, produtores de queijos e vinhos.

Serra Negra ainda é conhecida pelo Monumento ao Cristo Redentor, acessível por teleférico, que oferece uma vista privilegiada da cidade a mais de mil metros de altura. No turismo de negócios, a estância oferece o maior complexo para sediar eventos na região, além de gastronomia de qualidade e um comércio robusto, com grande variedade de produtos em lã, linha, couro, artefatos de madeira e laticínios.

O Circuito das Águas Paulista é composto por nove municípios: as estâncias de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro, além dos municípios de Jaguariúna e Pedreira. Serra Negra está encravada na Serra da Mantiqueira, a 150 km de São Paulo, em uma região de 927 metros de altitude com picos de até 1.300 metros. Rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira, a vegetação é exuberante, compondo um cenário de beleza natural.