Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

23/05/2023
Turismo Náutico avança no estado de São Paulo
Secretaria de Turismo e Viagens se reúne com o Fórum Náutico Paulista com objetivo de fomentar o segmento em SP

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, recebeu na manhã desta terça-feira (23), em seu gabinete, o presidente Marco Antônio Castello Branco e a coordenadora da Câmara Temática de Turismo, Bianca Colepicolo, ambos do Fórum Náutico Paulista para tratar do desenvolvimento do setor náutico no estado e as diversas ações previstas para 2023. Entre os presentes também estavam a secretária Executiva de Turismo e Viagens, Luciane Leite, membros técnicos da Setur-SP e o Tenente Nascimento.

A reunião começou com uma apresentação realizada pelo Fórum Náutico sobre as diretrizes para ações de desenvolvimento com indicadores socioeconômicos da cadeira náutica de lazer do estado. E foram apresentados dados de geração de emprego que a indústria náutica produz, além do projeto “Meu Primeiro Barco”, que tem como objetivo incentivar a construção de um barco a motor ou a vela em São Paulo, com casco e equipamentos, exceto a motorização, fornecidos por empresas paulistas.

O Fórum foi criado em 2016 através de um decreto do governador Geraldo Alckmin e tem a finalidade de fomentar o mercado náutico do estado de São Paulo. Neste mês de maio, a partir de um novo decreto do governador Tarcísio de Freitas, ele passa a fazer parte da Setur-SP.

Segundo o presidente do Fórum, Castello Branco, um estudo constatou que a construção de um barco de 13 metros tem equivalência com a construção de um prédio de 3 andares no quesito geração de emprego.

“O Turismo de São Paulo está atuando em várias frentes e uma delas é o Turismo Náutico, que tem importante atuação no estado. Essa reunião foi importante, pois definimos um ponto de partida para a criação de um Programa de Desenvolvimento do Turismo Náutico do Estado de São Paulo.”, afirmou Roberto de Lucena. “Em 100 dias espero entregar ao governador o Plano de Turismo Náutico de São Paulo, com a participação de todas as secretarias envolvidas no segmento”, concluiu o secretário.

O Programa de Desenvolvimento do Turismo Náutico de São Paulo terá como objetivo envolver a capacitação, qualificação, financiamento e linhas de crédito, além de estimular o setor náutico. Ademais, dentre os projetos náuticos está o desassoreamento do Canal do Varadouro.

O Canal do Varadouro, localizado entre São Paulo e Paraná, contará com ações conjuntas dos governos de ambos os estados para a melhoria da qualidade na prestação de serviços, visando o aumento do fluxo turístico, o crescimento econômico e a geração de emprego na região.

Em março deste ano, foi assinado um protocolo de intenções entre os secretários de Turismo, Roberto de Lucena (SP) e Marcio Nunes (PR), onde, segundo o documento, ambos os estados se comprometem a trabalhar em conjunto com trocas de informações técnicas ligadas ao turismo, infraestrutura, meio ambiente, logística e transporte da região. E ainda serão realizadas reuniões periódicas para acompanhamento e implementação das ações propostas.