Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

02/06/2023
São Manuel: museu da cidade é entregue revitalizado com recursos do Turismo de SP
Mais interativo e acessível ao público, obra de revitalização incorporou rampas, um passeio público, novo piso e pintura da fachada

A prefeitura do município de São Manuel-SP entregou, nesta quinta-feira (1), o Museu Histórico e Pedagógico Padre Manoel da Nóbrega totalmente revitalizado. A obra teve R$ 335.111,76 em recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Entre as intervenções realizadas durante a reforma, destaque para a instalação de rampas de acessibilidade, execução de passeio público, revitalização da área externa do museu, restauro das esquadrias de madeira, adequação do piso inferior e pintura da fachada. Com essas intervenções, o museu torna-se mais interativo e acessível ao público, beneficiando turistas, moradores e grupos escolares que visitam o museu.

O Museu Histórico e Pedagógico Padre Manoel da Nóbrega foi fundado em 1970 e se tornou um dos principais pontos turísticos do município de São Manuel. Considerado um dos mais ricos do interior do estado, com mais de 4 mil peças catalogadas, entre quadros, documentos, fotos e itens do período colonial, o museu tem a arquitetura inspirada no Parlamento da cidade de Sidney e abrigou durante muito tempo a Prefeitura e a Câmara Municipal da cidade.

“Um dos pontos históricos mais importantes da cidade de São Manuel, o museu jamais recebeu reformas, desde sua inauguração em 1970. Por esse motivo, fez-se necessária uma modernização do espaço, para que as gerações futuras possam continuar acompanhando um pouco da história do nosso Estado e de sua importância na transformação do Brasil”, afirma Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Os recursos destinados pelo Dadetur são disponibilizados para cidades consideradas Estâncias Turísticas ou Municípios de Interesse Turístico (MIT). Para recebê-los, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados indicando onde a verba será aplicada.