Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
 
 
12/06/2023
NOTÍCIAS
Fórum promovido em Botucatu fortalece o Turismo da Cuesta Paulista

Evento reuniu empresas da cadeia do turismo e agentes públicos para dar mais visibilidade à região como um destino turístico ainda mais atraente
 
A cidade de Botucatu (SP) recebeu, nesta quarta-feira (7), o 1º Fórum Regional de Turismo da Cuesta Paulista, no Parque Tecnológico da cidade. O evento foi realizado pelo Sebrae-SP, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e consórcio Polo Cuesta.
 
Estiveram presentes, o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena; o prefeito de Botucatu, Mário Pardini; o prefeito de São Manuel e presidente do Consórcio Polo Cuesta, Ricardo Salaro; o gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial e Territorial do Sebrae-SP, Rodrigo Matos e o gerente do Sebrae em Botucatu, Eduardo Nascimento, além de representantes de todo Legislativo da região.
 
O Fórum foi voltado para empresários do trade turístico (Meios de hospedagem, Atrativos Turísticos, Alimentação, Artesãos, Associações, Propriedades Rurais com potencial turístico, Agências e Operadoras de Viagem, Transportadoras Turísticas, Empresas de Eventos e demais comércios e serviços ligados ao turismo local); membros dos Conselhos Municipais de Turismo e interessados pelo tema dos municípios da Região Turística Cuesta Paulista, RT Raízes do Interior Paulista e RT Angra Paulista.
 
“ Viemos trazer qualificação e informação aos participantes. É importantíssimo esse evento para fortalecer a região turística e possibilitar que, de maneira sincronizada possamos desenvolver ainda mais o turismo nessa região que possui uma extraordinária vocação. Esses produtos turísticos sendo promovidos da maneira correta e alinhada haverão de chamar atenção do estado de São Paulo , do Brasil e do mundo” disse Roberto de Lucena.
 
O Polo Cuesta é composto de municípios incrustados entre os rios Tietê e Paranapanema, bem na região centro-oeste do estado de São Paulo: Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel.  A localidade é farta em Ecoturismo e Turismo de Aventura, Turismo Contemplativo em virtude das belas paisagens, Cicloturismo, Turismo Histórico e Cultural.
 
Na programação, a Setur-SP, apresentou projetos e ações da Pasta, como o Place Branding, o Sabor de SP, oTurismo Rural, Turismo Náutico e modais de Transporte, entre outros. E levou também informações sobre crédito orientado do  turismo junto a especialistas do Sebrae e participação de instituições financeiras.
 
Place Branding
 
Na ocasião, a Setur-SP apresentou o estudo da marca da região, “Encantos da Cuesta” que destaca as belezas naturais, o ecoturismo e o turismo de aventura dos municípios que fazem parte da Cuesta Paulista.
 
Em parceria com prefeituras e toda a cadeia do turismo, a secretaria tem desenvolvido um trabalho conhecido como place branding, processo de criação da identidade da marca de um lugar.
 
“Estamos investindo na construção da identidade e no posicionamento das regiões turísticas do estado de SP”, destacou Roberto de Lucena. “O trabalho tem revelado vocações e criado sinergia entre os municípios que integram cada uma das regiões turísticas. Em alguns casos, o processo leva à descoberta de novas oportunidades de negócios”, completou ele.
 
Em sua fala, o o secretário fez questão de deixar registrado a importância da parceria com o Sebrae e demais atores nesta caminhada. “Não consigo imaginar nosso trabalho sem essa união que nos  leva a um mesmo objetivo: desenvolver o turismo de cada região e explorar a vocação turística dos municípios paulistas”, finalizou.


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite