Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

12/06/2023
Dia dos namorados com tempero paulista
Estado oferece diversas opções para o dia 12 de junho, principalmente na gastronomia

Apontada como a capital mundial da gastronomia, São Paulo oferece muitas opções culinárias para quem deseja uma celebração especial. A cidade foi classificada pelo tradicional ranking anual 'World's Best Cities' - que determina os 100 melhores destinos turísticos do mundo -  como a 3º melhor cidade na categoria "restaurantes". Com tantas opções saborosas, fica até difícil escolher somente uma.

Para os casais não será apenas uma segunda-feira, mas sim a chance de também demonstrar afeto por meio de presentes, almoços e jantares. Segundo o indicador exibido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil, em parceria com Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), neste ano, aproximadamente 22,4 milhões de pessoas devem comprar algum tipo de presente, no estado de São Paulo.

A tendência do lazer de SP se manteve em alta, impulsionada por datas comemorativas como do Dia dos Namorados. “Os casais vão poder aproveitar os atrativos culturais, as praias, cenários rurais e principalmente a rica gastronomia que São Paulo oferece”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

De acordo com uma pesquisa da ACSP/PiniOn, que contou como uma amostra de 885 entrevistados que residem no estado, 38,9% pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados, incluindo jantares em restaurantes. Na comparação com o ano passado, houve aumento importante na proporção do grupo que quer gastar mais e uma redução na porcentagem relativa no grupo dos que querem comprar presentes mais em conta. A grande maioria (74,8%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 300.

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho, diferentemente dos Estados Unidos e de países europeus, em que a celebração do Valentine’s Day acontece em 14 de fevereiro. A data foi criada em 1948, por razões comerciais, com o intuito de manter o mercado aquecido no mês de junho e também por anteceder o dia de Santo Antônio, 13 de junho, conhecido como o Santo Casamenteiro.

Uma escapada para o interior

Com a correria do dia a dia, uma outra opção é fugir no final de semana seguinte à data, para uma comemoração a dois no campo. Cidades do interior de São Paulo são românticas e perfeitas para uma data singular como esta. Além disso, contam com uma gastronomia de dar água na boca. Vale a pena conhecer os bolinhos de ostra ou camarão da Ilha Comprida, no Vale do Ribeira, a culinária caiçara do Litoral Norte, fazer um tour cervejeiro em Ribeirão Preto e muito mais.

Conhecer a gastronomia e a culinária de um lugar, faz qualquer encontro se tornar especial. Comidas e bebidas são capazes de elevar sensações, principalmente quando compartilhadas. Seja na cidade ou no campo, o importante é compartilhar aquele momento especial com quem é especial.

A gastronomia é um atuante que se torna cada vez mais valorizado no turismo. Conforme dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o nicho é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e cultura. No Brasil, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que a gastronomia ajudou o setor de viagens a movimentar cerca de R$ 250 bilhões por ano até 2019.

Alem disso, é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros que visitam o Brasil: a cada 10 turistas internacionais, oito aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, de acordo com dados do Ministério do Turismo. A biodiversidade nativa atrai, principalmente, turistas do Oriente, em busca da diversidade de ingredientes, pratos e novas experiências.

Com base na rica diversidade cultural oferecida ao visitante, com culinária regional típica e de qualidade, o Turismo Gastronômico deve crescer em função da valorização de seus múltiplos atores, como chef’s, da sensibilização dos gestores públicos e privados, operadores de turismo, e, principalmente, do crescimento da demanda turística.

O segmento de turismo gastronômico é alimentado por três tipos de turistas: os que viajam com interesse em gastronomia; os que viajam por outros motivos, mas apreciam conhecer a gastronomia local; e os que não lhes dão importância inicial, mas se seduz pelos novos sabores e a gastronomia parte de sua memória de viagem.

Para dicas de lugares com uma excelente gastronomia acesse aqui.