Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

13/06/2023
Setur-SP fortalece parceria com o Airbnb
Estâncias do Litoral Norte serão beneficiadas com uma nova rota turística

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e o Airbnb reforçam a parceria de apoio ao turismo e à economia paulista com o lançamento de um novo percurso, parte do projeto "#RotasAirbnb", no Litoral Norte do estado. A ação é uma extensão do apoio da plataforma à região e aos esforços da Setur-SP para contribuir com a retomada do turismo local após as fortes chuvas que atingiram a região em fevereiro. A nova rota já está disponível no site airbnb.com.br/e/litoralnorte

Com a assinatura do protocolo nesta terça-feira (13), ficou acertada a cooperação na divulgação turística dos destinos de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo, a democratização das viagens e o fortalecimento das comunidades por meio da obtenção de renda extra, mediante o compartilhamento de acomodações e impacto econômico positivo nas comunidades e negócios locais, unem as políticas da Setur-SP e do Airbnb.

“Temos um histórico de parceria de sucesso com o Airbnb e estamos felizes em iniciar mais um projeto, agora com o objetivo de dar continuidade à retomada do turismo no Litoral Norte de São Paulo. Além da oportunidade de mostrar tudo o que a região tem a oferecer aos viajantes, o acesso a dados da plataforma vai nos ajudar a desenvolver melhores estratégias para impulsionar o setor, não só no Litoral Norte, como em todo o estado”, prevê Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A ideia é descentralizar o turismo e fortalecer a atividade como ferramenta de transformação socioeconômica. “O Airbnb está dedicado a impulsionar a recuperação do turismo na região do Litoral Norte de São Paulo, apoiando a reconstrução e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Além de destacar o acesso simples e rápido a tantas belezas naturais, a plataforma proporciona aos viajantes o compartilhamento de experiências autênticas e seguras", diz Fiamma Zarife, diretora geral do Airbnb na América do Sul.

O desenvolvimento turístico através do compartilhamento de dados de inteligência de mercado para monitorar e medir o desempenho da atividade será um dos benefícios da cooperação entre Setur-SP e Airbnb. A campanha promocional do Litoral Norte faz parte do programa "Rotas Airbnb Brasil", que visa divulgar os ecossistemas brasileiros e apoiar as economias locais em rotas especialíssimas pelo país, como, por exemplo, no PETAR/Vale do Ribeira.

Resultados positivos

A parceria com o Airbnb vai fortalecer um trabalho que já apresenta resultados positivos. A perspectiva é de que o fluxo turístico nas estâncias volte ao patamar anterior às chuvas já no segundo semestre deste ano. Um esforço conjunto das administrações municipais e do governo estadual, que, por meio da Setur-SP, firmou parceria com muitas outras empresas e instituições do trade.

Entre elas, estão a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil, a CVC Corp, as operadoras Befly e Orinter Tour & Travel.

Além de campanhas de divulgação das estâncias, a Setur-SP disponibilizou linhas de crédito para a retomada da economia. “A Secretaria disponibilizou recursos na ordem de R$ 100 milhões, em parceria com a Desenvolve-SP, e apoia dezenas de empreendedores que tiveram seus negócios prejudicados – ativando, também, a rede de bares e restaurantes”, afirma Roberto de Lucena. Até o momento, o governo do estado de São Paulo disponibilizou, ao todo, R$ 483 milhões em crédito para a região.