Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
 
 
14/06/2023
NOTÍCIAS
Inovação é tema da última reunião do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo
Secretário Lucena presidiu o Conselho que discutiu diversos temas com objetivo de impulsionar e fortalecer a atividade turística de SP
 
A sexta reunião do ano do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp) aconteceu na manhã desta terça-feira (13), nas dependências do Novotel Jaraguá Convention, na capital paulista, reunindo a iniciativa pública e privada com foco no desenvolvimento da atividade turística paulista. 
 
De início, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e presidente do Conturesp teceu algumas considerações sobre o setor, dizendo que é preciso aproveitar a expertise e a liderança técnica do conselho para que o turismo seja cada vez melhor.
 
Pela importância da composição do Conturesp – 10 secretarias estaduais, 31 entidades efetivas do setor privado e 17 entidades convidadas, Lucena destacou que o órgão representa uma voz importante diante da atividade turística. “Pela transversalidade do tema, é certo que precisamos das ações dos dois lados: o público e o privado e também queremos que estes encontros contem com a eficiência da Comissão de Turismo da ALESP, presidida pelo deputado Paulo Corrêa Jr. que deve contribuir sobre as atividades e as políticas públicas voltadas à área, incluindo a classificação de novos Municípios de Interesse Turístico”, disse o Secretário.
 
Já o secretário-executivo do Conselho, Armando de Campos Mello, informou que faz dez anos que o Conturesp efetuou a última reavaliação de suas propostas. “Agora vamos propor uma sistemática nova, como consultivo, a presidência é do secretário Lucena e, juntos, construiremos a pauta a ser discutida nas reuniões. Este reestudo deve ser feito em virtude dos processos comerciais, negociais e das novas tecnologias de comunicação. Na verdade, trata-se de um reposicionamento das tarefas que o conselho realiza usando a experiência dos seus integrantes e das entidades que eles representam para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo”. 
 
O secretário destacou ainda a importância de uma constante promoção turística, “tanto em nível nacional como internacional, em feiras e eventos para exibir nossos excelentes e diversificados atrativos. Já estamos preparando um calendário que contempla Portugal, Itália, Espanha, Estados Unidos e América do Sul, além do próprio Brasil. E nos próximos 90 dias entregaremos ao Governador Tarcísio de Freitas um Programa de Desenvolvimento que abrange o Turismo Náutico, o Turismo Rural e o Turismo Ferroviário, além do Religioso. Esta é uma janela de oportunidades, e já estamos com um desafio, pois precisamos pensar em um planejamento 20/40”, complementou.
 
Os conselheiros ficaram atentos, antes do encerramento, a três palestras ministradas: Reflexões sobre a Formação e Educação Formal em Turismo, do professor Alexandre Panosso Netto; Profissional do Turismo, do professor José Veríssimo; e Informação sobre Empreendimentos, da consultora Ana Biselli. 
 
A reunião também contou com a participação da secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite, da coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Clemente e do presidente da ABIH-SP, Ricardo Roman Jr.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite