Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

16/06/2023
Secretaria de Turismo do Estado participa de feira de hotelaria e gastronomia em São Paulo
Com um estande promovendo as regiões turísticas do estado, Secretaria liderou painéis que trataram de emprego, qualificação e investimentos para o setor

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participou, nos dias 14 e 15 de junho, da 6ª edição da Expotel, em São Paulo, uma feira internacional com foco em hotelaria e gastronomia. A Setur-SP esteve presente com um estande promovendo as regiões turísticas do estado e participou de painéis que trataram da empregabilidade, qualificação e investimentos. As novidades da edição foram a criação de um índice de pesquisa para o mercado hoteleiro/turístico e a neutralização de carbono gerado pela feira.

A Secretaria apresentou regiões turísticas de todo o estado: Águas Sertanejas; Águas, Cultura e Negócios; Bem Viver; Raízes do Campo; Circuito das Águas Paulista; Litoral Norte; Entre Serras e Águas; Lagamar; Mananciais, Aventura, Artes e Negócios; Negócios e Cultura; Tietê Vivo; Cavernas da Mata Atlântica e a Associação das Prefeituras das Cidades Estância (Aprecesp).

O Estado de SP possui mais de 300 mil leitos em hotéis e pousadas, de acordo com o Ministério do Turismo e a taxa de ocupação média este ano está em 60%, acima da média nacional. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é uma das três maiores motivações de viagens pelo mundo, gerando cerca de R$ 250 bilhões por ano no país, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

São Paulo se tornou a capital da gastronomia nacional com a sua qualidade e diversidade. A força da culinária regional tem levado cada vez mais turistas a desbravar o interior em busca de sabores originais. “A feira traz as novidades e gera negócios que fazem o turismo avançar. Estou muito satisfeito de fazer parte e contribuir com esse projeto”, disse o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP, que recebeu da Expotel uma homenagem pela contribuição ao desenvolvimento da hotelaria.

A feira teve a presença de mais de cem marcas, 80 horas de conteúdo e 6.500 participantes. Além de hoteleiros, estiveram presentes lideranças do trade turístico, da academia e autoridades governamentais. Sediou seis eventos: a XII Edição do Congresso Sehga; o II Encontro da Hotelaria, Restaurantes e Bares da Fhoresp; a II Bogec; o Prêmio Top Fornecedor da Hotelaria; o Simpotel e a Feira Condomais.