Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

19/06/2023
Setur-SP participa do último dia de festa da Estância Turística de Paraibuna
A cidade comemorou seus 357 anos e contou com a presença do secretário Roberto de Lucena

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participou, neste domingo (18), da celebração do último dia da festa dos 357 anos de Paraibuna - cidade que conquistou o primeiro lugar na classificação entre as 140 cidades que são MIT (Município de Interesse Turístico), tornando-se Estância Turística. O evento contou com a presença do secretário da Setur-SP, Roberto de Lucena, que fez o encerramento do aniversário do município.

A festividade também contou com a presença do prefeito de Paraibuna, Victor Miranda (Vitão), da diretora do Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo, Solange Barbosa e demais autoridades do município. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço das obras de substituição do atual calçamento de ruas do centro histórico da cidade.

O secretário de Turismo comemorou o ato destacando o esforço do prefeito Victor Miranda e de todo o seu time sobre o repasse “A assinatura da ordem de serviço foi muito importante, pois vai permitir que com os recursos do estado, por meio do Dadetur, tenhamos o Centro Histórico da Cidade revitalizado e em condições de segurança para a população. Além de proporcionar mais conforto aos turistas”, ressaltou Roberto de Lucena.

Segundo o Governo Municipal de Paraibuna, esta será a primeira vez que Paraibuna receberá recursos de cerca de R$ 3 milhões do governo do estado na condição de Estância Turística, valor bem maior quando ainda era MIT – Município de Interesse Turístico, ocasião em que recebia o valor anual de até R$ 600 mil.

O prefeito Victor Miranda destacou a participação do secretário de Turismo e Viagens e os 11 dias de festa. “Foi uma alegria celebrar esses 11 dias da festa de comemoração dos 357 anos da Estância Turística de Paraibuna. A celebração contou com a presença dos cidadãos da nossa cidade, turistas e os expositores que temos na nossa Feitur (Feira de Turismo) “José Benedicto Vilhena”, que é a nossa vitrine para que as pessoas possam conhecer os produtos”, afirmou Vitão. E ainda destacou com orgulho que Paraibuna foi o primeiro Município a subir para Estância. “Além de coroar nosso destino como uma cidade turística, também traz recursos para investir em obras de turismo”, completou.

Após a assinatura do convênio entre o município e o governo do estado, o secretário Roberto de Lucena visitou as barracas dos expositores da 26ª Feitur, para conhecer os produtos típicos produzidos no município; em seguida, conheceu o Mercado Municipal – Patrimônio Cultural e Histórico da cidade e assistiu ao desfile da tradicional Cavalaria de Santo Antônio. Após o desfile, Lucena dirigiu-se ao Ginásio Poliesportivo Municipal “Monsenhor Benedito Mário Calazans”, onde foi servido o “Afogado” – prato tradicional do município.