Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

19/06/2023
Encontro debate protagonismo das mulheres no turismo paulista
Troca de experiências e empoderamento são pilares da ascensão feminina no mercado de trabalho

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo participou nesta segunda-feira, 19, da Rodada de Negócios -  Mulheres do Turismo Paulista, em Jundiaí, promovido pelo Fórum de Mulheres Paulista, coordenado por Márcia Azeredo, da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp); Marcela Moro e Gabriela Raffanti, da diretoria de Turismo de Jundiaí; e Mirian Oliveira, presidente do Comtur de Jundiaí, do Conselho Regional de Turismo e do Circuito das Frutas.

Sob o tema "O Poder Transformador da Mulher no Turismo", a secretária executiva de Turismo e Viagens de SP, Luciane Leite, trouxe dados do Ministério do Trabalho que revelam a força feminina no turismo paulista: são 31 mil mulheres em atividades relacionadas ao setor, mas apenas 5% das mulheres em cargos de liderança na América Latina, segundo a organização Women in Leadership in Latin America. A renda feminina em cargos de liderança é 24% menor que a dos homens nas mesmas funções, segundo o Ipea.

A cada 100 companhias, apenas seis contam com três ou mais mulheres atuando em cargos de diretoria, segundo levantamento feito pela Bolsa de Valores brasileira, a B3, com 408 empresas de capital aberto de SP. "Transformar esta realidade começa por investir em uma rede de apoio para a troca de experiências e empoderamento feminino", disse a secretária executiva, ao citar dados da ONU Mulheres, entidade que acredita que a equidade de gênero fortalece as economias, impulsiona os negócios, melhora a qualidade de vida de toda a sociedade e promove o desenvolvimento sustentável.

"Temos o compromisso coletivo de lutar pela equidade de gênero nas relações de trabalho no turismo. As mulheres, que são tão importantes para o nosso setor, precisam ser elevadas à posição de protagonistas", disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. Além da fala de Luciane Leite, o evento teve contribuições de Ana Carla Moura, coordenadora geral do programa de regionalização do Ministério do Turismo e Eloisa Couto, analista de negócios do Sebrae Jundiaí, com a mediação de Valéria Andrade de Tomaz, professora do Senac Jundiaí. Na plateia, estavam presentes empreendedoras e profissionais ligadas ao turismo de 20 municípios paulistas.