Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.

21/06/2023
Gestores do Circuito das Águas Paulista se reúnem com secretário Roberto de Lucena
Representantes dos nove municípios que compõem a região trouxeram propostas para fortalecer a atividade turística

Prefeitos e secretários de Turismo das nove cidades que formam o Circuito Águas Paulista se reuniram com o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que os recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (20). Os gestores trouxeram propostas para fortalecer a atividade turística na região. O Circuito reúne os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. A atração recebe cerca de nove milhões de visitantes por ano e tem uma estrutura hoteleira que conta com 30 mil leitos, além de bastante potencial de crescimento.

Uma das estratégias apresentadas ao secretário é o lançamento de um cadastro único do trade turístico, reunindo empresas e serviços dos municípios. Outro plano é organizar os eventos de forma que beneficie todas as estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MIT’s). Das nove cidades, apenas Jaguariúna ainda não teve o pleito de se tornar MIT aprovado; o Projeto de Lei está em discussão na Assembleia Legislativa. Outra preocupação apresentada pelos prefeitos e secretários foi a liberação de recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

“Espero, em breve, anunciar o descontingenciamento dos recursos do Dadetur. E mais do que isso: a região será uma das primeiras a ser contemplada com o Plano Turístico Regional que será divulgada pelo governo do estado”, disse o secretário. Roberto de Lucena disse que pretende fazer uma viagem pelo Circuito das Águas Paulista e conhecer as famosas atrações.

Participaram do encontro, na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Édson Rodrigo, prefeito de Monte Alegre do Sul e presidente do Consórcio das Águas Paulista; Fernando Capato, prefeito de Holambra; Carlos Alberto Martins, prefeito de Amparo; Luciano Godoi, prefeito de Lindóia; Gilberto Helau, prefeito de Águas de Lindóia, e Elmir Chehid, prefeito de Serra Negra.Representando o prefeito de Amparo, Carlos Alberto, estava presente na reunião o secretário do Turismo da cidade, Antônio Carlos Ferreira. O prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro, também foi representado pelo seu secretário de Turismo, Alessandro Luís. Já a secretária de Turismo de Jaguariúna, Maria das Graças Hansen, falou em nome do prefeito Gustavo Reis.