Santos - São Paulo - Brasil, 06 de maio de 2024.

21/06/2023
São João da Boa Vista inaugura nova obra com recursos da Setur-SP
Portal de entrada da cidade consolida identidade turística do município e potencializa o fluxo de visitantes

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) inaugurou, nesta quarta-feira, 21, em São João da Boa Vista, no leste do Estado, o Portal da Serra Paulista, na entrada do município. Foram investidos R$ 205,5 mil em recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, o Dadetur. Localizada na divisa com Minas Gerais, a cidade também ganhou, na última sexta (16), um pacote de sinalização para seus atrativos turísticos: 44 placas marrons aéreas, 18 totens e seis placas de grande formato, com investimentos do estado de R$ 317,3 mil.

“Em menos de uma semana a Setur-SP faz duas entregas importantes para o município. Tenho certeza de que muito em breve a cidade vai pleitear o ingresso no time das estâncias. Estou dialogando com a prefeita, também, para o desenvolvimento da atividade turística ferroviária”, disse o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de São Paulo. São João da Boa Vista é um Município de Interesse Turístico da Serra da Mantiqueira e tem o 4º melhor Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) entre as pequenas cidades do Brasil, segundo o Instituto de Longevidade do Grupo Mongeral Aegon. O índice mede a qualidade de vida da população idosa.

Conhecida como a “Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos”, o que se deve às colinas da parte urbana do município, com altitudes de 730 metros, em média, tendo como ponto mais alto o Morro do Mirante, com 1.663 metros, São João da Boa Vista tem o terreno acidentado e malha urbana irregular: ruas em ladeiras ou sem saída, muitas curvas e praças parcialmente fechadas, o que oferece aos habitantes algumas paisagens especiais em meio aos edifícios. O município se destaca também pelo Cemitério Municipal, famoso por suas obras em mármore de Carrara, feitas por Fernando Furlanetto, como “Bailarina” e “Volúpia”.

O Teatro Municipal de São João tem tradição de quase um século; assim como a Estação Ferroviária, que já foi portal de entrada e saída da cidade, e o seu armazém, escoadouro agrícola muito ativo no passado, que agora abriga um centro cultural movimentado da cidade. São João da Boa Vista conta ainda com os atrativos naturais, com sítios abertos à visitação, pesqueiros e bosques que aproximam o visitante da natureza.

A estátua do Cristo Redentor é um ponto de referência da cidade, de onde se tem uma vista privilegiada do município. Pelo Turismo Religioso, há o Bispado e o Museu da Arte Sacra – residência oficial do Bispo da Arquidiocese, com acervo sacro dos séculos 18 a 20. O município oferece também um passeio ao Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Armando de Salles Oliveira”, com objetos da casa do Coronel Joaquim José de Oliveira, como xícaras, moedas da época, relógio etc.

Como chegar

Saindo de São Paulo, o acesso se dá pela SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), até a saída 47, seguindo pela SP-330 (Rodovia Anhanguera) até a saída 86, seguindo pela SP-083 (Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira). Na sequência, SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) até a saída 133, seguindo pela SP-340 (diversas denominações) até a saída do km 200, pela SP-344 (Rodovia Rubens Leme Asprino), SPI-225/342 e a SP-342 (Rodovia Gov Adhemar Pereira de Barros) até a saída do km 226.