Santos - São Paulo - Brasil, 06 de maio de 2024.

28/06/2023
Academia de Turismo de São Paulo vai oferecer cursos gratuitos de capacitação
Objetivo é atrair jovens em início de carreira e adultos em transição profissional

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) apresentou esta manhã, no workshop Sala Invertida, a Academia de Turismo de São Paulo, um projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) que consiste em ações de educação, inovação e inteligência para toda a cadeia do setor. A secretária executiva, Luciane Leite, deu as boas-vindas aos participantes e salientou a importância do projeto para a evolução do turismo paulista.

O conteúdo foi compartilhado com representantes da hotelaria, de parques, operadores e agentes de viagem, representantes do setor de eventos, de alimentação e dos transportes. A capacitação será realizada do ensino médio à pesquisa, por meio de parceiros que já oferecem cursos gratuitos de turismo, como o Senar, o Senac, a Universidade de SP, o Instituto Federal São Paulo e o Centro Paula Souza. As secretarias estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e prefeitura de São Paulo também são parceiras.

O objetivo da Academia do Turismo é atrair jovens em início de carreira e adultos em transição profissional para o setor turístico. Serão oferecidas ferramentas para o desenvolvimento de habilidades e competências aplicadas ao turismo e qualificações que somem aos processos dos diversos níveis de formação. No workshop foram expostos os gargalos e soluções do setor produtivo para a formação da mão-de-obra, especialmente para a contratação. “As sinalizações serão levadas em conta para, já no segundo semestre, serem colocadas em prática”, disse Ana Biselli, consultora Setur e da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Ao final, a secretária executiva Luciane Leite lembrou que a Academia do Turismo segue os três “Ds” defendidos pelo governador Tarcísio de Freitas: diálogo, desenvolvimento e dignidade. “A Setur acredita na educação e, unidos, vamos encontrar as melhores soluções para o turismo”, disse a secretária, ao final do evento.