Santos - São Paulo - Brasil, 06 de maio de 2024.

03/07/2023
Setur-SP visita cidades do Oeste Paulista e realiza entrega de obras
Secretário Roberto de Lucena incluiu em sua visita encontro com prefeitos para debater iniciativas para o turismo da região

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, realizou uma nova visita à região do Oeste Paulista na semana passada, entre os dias 29 e 30 de junho, para compromissos oficiais em Andradina e Presidente Prudente - e entrega de duas obras do Dadetur, em Paulicéia.

A visita começou na cidade de Andradina, onde a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participou de um encontro com os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (Ciensp). Ao todo, 23 municípios fazem parte do consórcio: Andradina, Auriflama, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Itapura, Ilha Solteira, Lavínia, Lourdes, Mirandópolis, Murutinga Do Sul, Monte Castelo, Nova Independência, Nova Luzitânia, Pereira Barreto, Rubiácea, Santo Antonio Do Aracanguá, Sud Mennucci, Suzanápolis, Tupi Paulista e Valparaíso.

Também estiveram presentes o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab, o presidente do Ciensp, Cristiano Soares, o secretário de Relações Municipais, Rubens Cury, o diretor do Dadetur, Antonio Serralha, e os técnicos da Setur-SP/InvestSP, Luis Sobrinho e Gustavo Grisa.

De acordo com secretário Roberto de Lucena, esta foi uma excelente oportunidade de conhecer os prefeitos e avançar com as demandas para a região. “Foi ótimo estar presente neste encontro e poder ouvir de perto sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido. Estamos trabalhando novos eixos, como o Turismo Rural e Gastronômico, gerando emprego e renda para a região”, afirmou.

A visita ao Oeste Paulista foi oportuna para conhecer de perto o Thermas Acqualinda, um complexo aquático de diversão que movimenta o lazer e recebe visitantes de outros estados, principalmente do Mato Grosso do Sul, que é próximo à Andradina. O empreendimento está distribuído em mais de 142 mil metros quadrados e conta com atrações para todas as idades, além de ser considerado um dos maiores parques da América Latina.

Entrega de obras do Dadetur

A sexta-feira contou com a entrega de duas obras do Dadetur na cidade de Paulicéia (Município de Interesse Turístico – MIT), que completou 76 anos no dia 29 de junho. A cidade ganhou um píer de atracação para embarcações e dois quiosques às margens do rio Paraná, que fomentará ainda mais o lazer e o turismo na região, com passeios de barco e o incrível Pôr do Sol que o local oferece. Na construção do píer, foi investido R$361.108,44 e na obra dos quiosques foi investido o valor de R$249.935,93.

O descerramento das duas placas foi realizado no mesmo local das obras com a presença do secretário Lucena, do prefeito e vice-prefeito de Paulicéia, Antonio Simonato e Gabriel Joaquim, do diretor do Dadetur, Antonio Serralha e do deputado Estadual e vice-presidente de Turismo na Alesp, Sebastião Santos.

Honra ao Mérito

Conhecida como a capital do Oeste Paulista, Presidente Prudente, além de polo industrial, têm se destacado pelo Turismo de Negócios, pela força na agricultura e na pecuária. O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário para o município e região fez com que Roberto de Lucena recebesse o Título de Cidadão Prudentino.

“É uma honra receber este título e me tornar cidadão desta cidade que tenho tanto apreço. Continuarei o trabalho que venho desenvolvendo junto à equipe da Setur-SP, a fim de levar o melhor para a população Prudentina”, ressaltou roberto de Lucena. O Turismo da Região Administrativa de Presidente Prudente cresce a cada ano.

O fluxo de turistas foi estimado em aproximadamente 840 mil em 2021 e 920 mil em 2022, com um aumento de 9,1%, conforme dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).