Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.

06/07/2023
Turismo de SP lidera encontro de fomento ao turismo ferroviário
Autoridades do setor se reúnem em viagem de trem e criam as bases para o Programa Estadual de Turismo Ferroviário

São Paulo deu início nesta quarta-feira, 5, à construção do maior programa de turismo ferroviário do Brasil, em uma reunião de trabalho realizada a bordo de uma Litorina, trem turístico que realizou o trajeto Luz-Paranapiacaba, com embarque na capital paulista e desembarque na região metropolitana de São Paulo. Em uma força-tarefa que reuniu representantes de três secretarias de estado: Turismo de SP, Transportes Metropolitanos e da Pessoa com Deficiência, além de autoridades municipais e representantes do setor, o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, reforçou o potencial de SP para os trens de turismo e destacou as oportunidades de desenvolvimento regional por meio desta modalidade.

O objetivo é acrescentar pelo menos 10 trens turísticos à malha ferroviária do estado, como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Preto, entre outros. Em duas horas de conversas, os porta-vozes compartilharam os desafios e as boas práticas de um transporte com grande apelo turístico, em um estado que apresenta mais de 12 mil Km de ferrovias. "Podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 250 Km sendo usados para o turismo e esse número pode aumentar", afirmou.

Nos próximos 60 dias, será apresentado um documento com as principais demandas do grupo de trabalho, além de metas de curto, médio e longo prazos que servirão de base para o Programa Estadual de Turismo Ferroviário de SP. "Além do apelo turístico, o transporte ferroviário tem o papel de valorizar a cultura de um estado cuja história deve boa parte de seu desenvolvimento aos ferroviários. Precisamos literalmente colocar São Paulo de volta nos trilhos", completou. O grupo de trabalho se reuniu a bordo de uma Litorina, categoria de trens de passeio de luxo, e o desembarque aconteceu na estação de Paranapiacaba, distrito de Santo André.

Além do secretário Lucena, recebido pelo presidente da CPTM, Pedro Moro; estavam presentes a reunião o diretor de Patrimônio e Comunicação da ANPF, Fabio dos Santos Barbosa; a secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite; o diretor de Turismo de Campinas, Eros Marconsini; o diretor da ABPF, Bruno Crivelari Santos; o diretor de Planejamento da CPTM, José Marcos Miziara; o chefe de departamento comercial da CPTM, Luiz Otávio Liberio; o secretário executivo da STM, Manoel Marcos Botelho; o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fábio Picarelli; a assessora de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geiza Aparecida; o presidente do Instituto de Ferrovias e Preservação, Nelson Bueno; e o diretor da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Marcelo Scofano.

Após a descida em Paranapiacaba, o secretário visitou alguns pontos turísticos da antiga vila ferroviária, que pertence ao município de Santo André, ao lado do vice-prefeito Luiz Zacarias e do secretário de Meio Ambiente, Fábio Picarelli. Ele foi apresentado à Casa Fox, antiga casa geminada de ferroviários da década de 30; às obras de restauro do Cine Lyra, um dos primeiros cinemas do país, que está sendo recuperado e vai voltar a exibir filmes e receber eventos culturais; visitou os produtores artesanais de cambuci no Mercado de Paranapiacaba, conheceu o primeiro campo de futebol com medidas oficiais do Brasil, o União Lyra Serrano, e o Clube Lyra Serrano, um espaço histórico para eventos.