Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.

13/07/2023
Setur-SP recebe jornalistas de turismo
Comunicadores participaram de um café da manhã oferecido pela Setur-SP

Jornalistas membros da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur) participaram, nesta quarta-feira (12), de um café da manhã com o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. Também estavam presentes na reunião a secretária executiva da pasta, Luciane Leite, e técnicos da Setur-SP. A coordenadora estadual de Turismo, Ana Clemente, a assessora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Município Turístico (Dadetur), Aline Assis, e os consultores da Invest Luis Sobrinho, Gustavo Grisa e Eduardo Madeira ficaram à disposição dos jornalistas.

Por meio de Ivan Leyraud, presidente da Febtur-SP, foram repassadas a Roberto de Lucena três demandas da entidade. A primeira delas é a manutenção do secretário no cargo. “A afinidade do secretário com o governador Tarcísio de Freitas é muito importante para o turismo. Portanto, gostaríamos que ele se mantivesse à frente da Setur-SP durante todo o governo”, disse Leyraud.
As outras demandas da entidade são a mediação do secretário para que a categoria tenha representação no Conselho Estadual de Turismo, além do apoio da Secretaria para a realização de um congresso regional de jornalistas especializados em turismo. O secretário Roberto de Lucena, por sua vez,  aproveitou o encontro para fazer uma prestação de contas sobre seus primeiros seis meses de trabalho.

Entre as realizações, estão o aumento da conectividade aérea no estado, que passou a contar com 150 novos voos, e o início das operações de seis aeroportos regionais. Em termos de estrutura, foram entregues 45 obras e outras 100 estão previstas para o segundo semestre de 2023. “Neste período, foi realizado o maior repasse de recursos do Dadetur nos últimos 10 anos. Foram quase R$ 150 milhões investidos em municípios turísticos e estâncias”, afirmou o secretário.

Expectativa
Roberto de Lucena afirmou aos jornalistas que o segundo semestre será muito positivo para o turismo. “Além da divulgação do maior programa de crédito para o segmento, o Creditur, o maior do país, teremos capacitação da mão-de-obra por meio da nossa Academia do Turismo. Tudo isso será divulgado oportunamente pelo governador”, disse.

O secretário apresentou ainda outras ações que vão impactar o turismo no estado, como o “Sabor de São Paulo”, programa de valorização da gastronomia que vai ser realizado em municípios que integram cada uma das dez regiões turistícas do Estado, além de um Mutirão de Empregos para o setor, que ocorrerá em agosto, e já cadastrou mais de três mil currículos para intermediar a ocupação de vagas no trade turístico.

Ao final, os jornalistas conferiram em primeira mão o vídeo institucional de promoção do estado, realizado pelo programa “SP pra Todos”. A campanha será lançada oficialmente em 20 de julho.