Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
 
 
13/07/2023
NOTÍCIAS
Governo de SP lança estratégia de governo digital e aplicativo para servidores
Governador apresenta diretrizes e serviço SOU.SP.GOV.BR, de gestão de recursos humanos para o funcionalismo público do Estado

Nesta quinta-feira, 13, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de SP, foi lançada a Estratégia de Governo Digital (EGD), que formaliza a transformação digital pela qual o Estado está passando, digitalizando seus principais serviços com inclusão digital, modernização de padrões públicos, publicidade das informações de governo, automatização de processos e praticidade de acesso. Do total de 40 serviços que já foram mapeados e serão inseridas futuramente nove estarão reunidos na plataforma SOU.SP e disponíveis aos servidores.

"É uma alegria muito grande estar celebrando a digitalização do governo de SP. Estou certo de que as mudanças que estão por vir transformarão totalmente a educação, a saúde e a segurança pública", disse o governador Tarcísio de Freitas. O Brasil é hoje o segundo país com o governo mais digital do mundo, de acordo com o Banco Mundial.

Uma das principais mudanças foi a adesão do Governo de São Paulo ao sistema federal unificado GOV.BR, facilitando e dando mais segurança no acesso da população paulista a serviços públicos digitais. Com a mudança, o mesmo login e senha de usuário do GOV.BR garante acesso a programas da gestão paulista, como o portal e o aplicativo do Poupatempo.

De acordo com o secretário de gestão e governo digital, Caio Paes de Andrade, SP vive uma revolução do ponto de vista digital. "O Detran vai ficar mais fácil de usar; o Poupatempo, ainda melhor; um Iamspi vai atender com mais dignidade, e a Prodesp vai se reinventar", afirmou. O presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, acrescentou outros benefícios. "Significa também uma redução de custos, mais arrecadação e muitos benefícios", disse André . O objetivo é transformar São Paulo em um Estado cada vez mais tecnológico, transparente, eficiente e acessível para toda a população.

A desburocratização dos serviços paulistas também chegou ao Detran.SP com o ingresso no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que garantiu descontos de até 40% a mais de 50 mil multas de trânsito desde março. Outra plataforma que ganhou a adesão do Governo de São Paulo é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) de gestão digital de documentos e processos.

A cerimônia teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, dos secretários estaduais Caio Paes de Andrade (Gestão e Governo Digital), Marcos da Costa (Direitos da Pessoa com Deficiência), Roberto de Lucena (Turismo e Viagens) e Lais Vita (Comunicação), o diretor-presidente da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo –, Gileno Gurjão Barreto, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, André do Prado, parlamentares, prefeitos e gestores públicos.
 
A inclusão social por meios digitais também está sendo promovida pelo Governo de São Paulo por meio do portal da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com mais de 10 mil documentos aprovados e emitidos até junho. Ele facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados.

Para servidores
A plataforma tecnológica SOU.SP.GOV.BR reúne em um só lugar todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores públicos civis ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual. Serão mais de 1,2 milhão de usuários e mais de 15 mil servidores da área de gestão de pessoas beneficiados com a novidade. No lançamento, já são 54 órgãos da administração pública direta e indireta inseridos nesse banco de dados.


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite