Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.

14/07/2023
Secretaria de Turismo e Viagens lança o Programa de Valorização da Gastronomia Paulista - Sabor de SP
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, lança o Programa de Valorização da Gastronomia Paulista Sabor de SP. Com o objetivo de formatar, desenvolver e promover produtores e estabelecimentos gastronômicos, até o final do ano, serão lançadas mais 03 (três) novas rotas gastronômicas, totalizando até 2024, 10 roteiros turístico gastronômicos, que aquecerão  a economia de 28 regiões turísticas do Estado de SP.

O Programa Sabor de São Paulo, divulgará a diversidade gastronômica do nosso Estado, realçando a autenticidade, a cultura e a história da gastronomia paulista, através dos mais emblemáticos produtores e restaurantes, envolvendo 240 cidades.

O programa acontecerá em 3 etapas e  durante uma semana. Será a Semana Sabor de SP, uma grande e incrível jornada gastronômica, que se estenderá até o início de 2024.

A primeira etapa da Semana Sabor de SP, terá a realização de uma Press Trip com jornalistas e influenciadores de turismo, gastronomia e turismo rural e agentes de viagem. No total, serão 10 viagens, uma em cada rota gastronômica, durante 5 dias, percorrendo os estabelecimentos dos 15 representantes de cada Rota Gastronômica e os principais atrativos turísticos das cidades onde estão esses atores.

Na sequência da Press Trip, teremos 1(um) dia de Workshop de Valorização da Gastronomia Paulista. Uma capacitação dos atores das rotas visando qualificá-los e prepará-los para melhor vender, promover seus produtos e incentivá-los a consolidar tours e roteiros turísticos gastronômicos locais e regionais, abordando sempre os principais temas que circundam a gastronomia. A capacitação será ministrada por instituições e secretarias parceiras que trabalham a gastronomia como uma das principais e atuais ferramentas de geração de renda.

Ainda na capacitação, teremos uma aula show com um chef padrinho/madrinha da rota gastronômica mapeada.

A Semana Sabor de SP, se encerra com um Festival Regional, com degustação, promoção e venda de produtos e pratos, dos 15 atores destes roteiros gastronômicos, no Senac de uma cidade pólo de cada rota gastronômica mapeada, para um público estimado de 500 pessoas.

Confira o calendário, por onde a Semana Sabor de SP vai acontecer: