Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.

21/07/2023
Setur-SP reforça promoção do turismo durante 5º Expo Fórum Visite São Paulo
Secretário Roberto de Lucena foi homenageado durante o evento

Todos os segmentos que fazem parte da cadeia do turismo paulista se reuniram, nesta quinta-feira (20), no 5º Expo Fórum Visite São Paulo, organizado pelo São Paulo Convention Bureau (SPCVB) e realizado no Hotel Sheraton WTC. Representantes de empresas de diversas atividades participaram de debates com temas atuais e relevantes.

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, fez um balanço e, também, uma projeção para o turismo no estado. A expectativa para o ano de 2023 é otimista diante de indicadores positivos como o fluxo de turistas, que deve passar dos 44 milhões de visitantes.

“O governo de São Paulo encara o turismo sob a perspectiva da agenda econômica, afinal, esta é uma indústria que representa 9,2% do PIB e gera cerca de dois milhões de empregos”, garantiu o secretário. Além de reafirmar a decisão do governo de investir no turismo, Roberto de Lucena anunciou as ações que vão impactar diretamente o setor.

Entre elas, está o lançamento de uma linha de crédito para que empresas e municípios promovam o turismo: o Creditur. Dez instituições financeiras endossam o programa. Para resolver outra crise agravada pela pandemia, será criada a Academia do Turismo, voltada à capacitação e qualificação da mão-de-obra do setor. Através da parceria com instituições de ensino e secretarias estaduais, a Academia vai atuar desde o nível médio à graduação, pós-graduação e pesquisa.

Outro programa que reforça a diretriz de valorizar a diversidade e descentralizar o turismo é o Sabor de São Paulo. “Começamos esta semana, em Campinas, o maior programa de valorização da gastronomia paulista, com a ampliação do número de regiões que participam do evento”, disse o secretário.

Roberto de Lucena apresentou ainda outro eixo das ações para o crescimento do turismo no estado. A partir de agosto, serão realizados 10 roadshows pelo país e cinco no exterior para reforçar e promover a variedade dos destinos de São Paulo. Durante o Expo Fórum, foi lançada oficialmente a campanha “São Paulo pra Todos”, que tem como mote a diversidade das atrações.“O turismo de São Paulo pode ser de negócios, de compras, gastronômico, esportivo, rural, religioso, de bem-estar ou de observação da silvestre. Nossa intenção é traduzir e divulgar essa pluralidade”, explicou o secretário.

Ao final do evento, Roberto de Lucena foi homenageado com o troféu “Embaixador de São Paulo”, concedido a personalidades que contribuem para o fomento do turismo. A secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite, e outros funcionários da pasta também foram levados ao palco e homenageados com obras de arte inspiradas nos pontos turísticos do estado.