Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.

24/07/2023
Litoral Norte: Turismo participa da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Evento como a Semana Internacional da Vela reforçam a vocação náutica de Ilhabela, conhecida como a capital da Vela

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, participou na noite do último sábado (22), do jantar que marcou a abertura oficial da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI 50), realizado no Race Village (arena com diversas atrações montada na Vila – centro histórico), em Ilhabela. O evento conta com mais de 130 barcos de 54 clubes e marinas de todo o Brasil, incluindo 12 equipes argentinas. Este ano, o evento completa 50 anos.

O secretário Lucena destacou a importância do evento para a cidade e para o estado. “Além de muito prestígio, é muito importante para a prática dessa modalidade esportiva que reforça a vocação náutica do município, conhecido como a capital da Vela, além de movimentar toda a cadeia produtiva do turismo por toda a região do Litoral Norte, tão importante para o Estado de São Paulo”, informou o secretário.

O jantar foi em homenagem à Marinha do Brasil e oferecido pelo Yacht Club de Ilhabela - YCI. O SIVI é o maior evento da modalidade na América do Sul e conta com cerca de mil velejadores. Na ocasião, Roberto de Lucena, oficiais da Marinha brasileira, bem como autoridades locais e estaduais, foram recebidos pelo comodoro do YCI e anfitrião do evento, Alex Costa Pereira. O secretário recebeu homenagem de apreço às autoridades. Além de representantes da Marinha, estavam presentes, a secretária-executiva da Setur-SP, Luciane Leite, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; vice-almirante Marco Antônio Trovão, comandante do oitavo Distrito Naval, o diretor do YCI, Sergio Canestrelli e outras autoridades.

Navio Veleiro Cisne Branco

Já no domingo (23), pela manhã, Roberto de Lucena e a secretária Luciane Leite foram convidados a participar do tiro de largada do campeonato nas dependências do navio veleiro da Marinha Brasileira, Cisne Branco.

A missão da embarcação é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, como a 50ª edição da SIVI, evento que se tornou a maior competição de iatismo na América Latina e consolidou o município de Ilhabela como Capital Nacional da Vela.

Ações no Litoral Norte

Após as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte, em fevereiro, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) realiza um constante trabalho de recuperação do turismo da região. Desde liberação de recursos para investimentos em obras de infraestrutura turísticas, até a criação e iniciativas que fazem parte das ações de place branding, como é chamado o processo de construção de uma marca para posicionar de forma competitiva os principais destinos de um lugar, criando vínculos emocionais com seus públicos de interesse.

Por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), nos seis primeiros meses de 2023, foram repassados R$ 11,3 milhões para as cidades do Litoral Norte. Na comercialização dos destinos, a Setur realizou o workshop Redescobrindo SP, que apresentou 101 destinos turísticos numa rodada de negócios com companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, além da degustação de itens de gastronomia regional.

Na promoção, destaque para as parcerias com as empresas e instituições do trade, entre elas, a plataforma Airbnb, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil, a CVC Corp, as operadoras Befly e Orinter Tour & Travel, além da parceria com a Desenvolve SP que permitiu a liberação de crédito na ordem de 100 milhões de reais.

Por último, será lançada a marca “Litoral Norte, é natural, é SP”, que coloca em evidência a biodiversidade da Mata Atlântica preservada e algumas das mais belas praias do Estado de São Paulo e do país. Os destinos da região convidam ao relaxamento, à contemplação do mar e da vida marinha, a fauna e flora das montanhas e ilhas.