Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

03/08/2023
Casa do Turista e Artesão, em Mairiporã, é entregue reformada
Município integra a região turística Entre Serras e Águas e abriga remanescentes preservados da Mata Atlântica a poucos quilômetros da capital

A Casa do Turista e Artesão, localizada no centro de Mairiporã, foi requalificada para valorizar a atividade turística no município. Os sanitários passaram por reformas, assim como o salão de eventos, a cozinha, o escritório e o pátio de circulação. O local recebeu pintura externa, estacionamento, acessibilidade e nova cobertura. Foram investidos R$ 108 mil em recursos do Estado e R$ 26,5 mil de contrapartida municipal.

Inaugurada em 1º de julho, a Casa do Turista e do Artesão integra uma série de atrativos regionais da histórica cidade de Mairiporã, com população estimada em 93 mil habitantes e distante 38 km da Capital. Localizada na Zona Norte da Região Metropolitana de São Paulo, faz parte da Região Turística Entre Serras e Águas.

“Vale dizer que em 1992, a região da Serra da Cantareira, ao norte de Mairiporã, foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por abrigar remanescentes de Mata Atlântica na região metropolitana de São Paulo”, disse o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.

Um de seus atrativos mais conhecidos é o famoso Pico do Olho d’Água (ou Morro do Juqueri), que fica a 1.170 metros acima do nível do mar, um paraíso perdido com vista disputada perto da Capital, próprio para piqueniques, trilhas, voo livre, caminhadas, camping, filmagens, fotografias e boas lembranças.