Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

09/08/2023
Ecoaventura, Academia do Turismo e eventos na capital no Conturesp
A diversidade de temas é eficaz para a evolução do setor

A 8ª reunião do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp) foi realizada na manhã desta terça-feira (8), na sede da Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de SP (Setur-SP) com a presença da secretária Executiva Luciane Leite, que representou o titular da Pasta, Roberto de Lucena. A secretária executiva coordenou o encontro e diversos temas importantes expostos por integrantes da entidade para o desenvolvimento da atividade turística paulista.

A gestora de Turismo do Sebrae-SP, Aline Delmanto, apresentou o SP Ecoaventura, programa de certificação realizado pela Setur-SP e Sebrae, em que 100 empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Estado recebem consultoria da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) para implantação da Norma Técnica NBR 21101. A norma estabelece requisitos para implantação de sistema de gestão de segurança para prestadores de serviços de turismo de aventura. As empresas em processo de certificação estão em 52 municípios de 29 Regiões Turísticas do Estado de São Paulo.

Aline falou da importância do programa para o fortalecimento do segmento e destacou que o programa atua junto às micro e pequenas empresas desde a capacitação em gestão e empreendedorismo até a preparação para receber a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“O programa sensibilizou mais de 600 gestores públicos e privados da importância do sistema de segurança nas atividades do setor e realizou seminários técnicos com 386 empresários do segmento para chegar ao número de 100 empresas que estão em processo de certificação”, disse. Enquanto no Brasil apenas 19 empresas possuem a certificação, São Paulo capacita suas empresas para se tornar o Estado do Ecoturismo e Turismo de Aventura.

A segunda exposição versou sobre o tema Academia de Turismo, por Ana Biselli, consultora da Setur-SP e da Fundação Instituto de Administração (FIA). Vale dizer que a Academia promove o empreendedorismo, a inovação e o conhecimento em Turismo. “Uma das estratégias é aproximar os atores da academia para racionalizar a oferta de formação em um fluxo que se inicia com o Ensino Básico e se estende à pesquisa pós-graduada em Turismo”, disse Ana.

A consultora informou sobre as Recomendações para o Plano 2023/2026 com Eixos estratégicos e Programas Prioritários. Segundo o CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) da Setur-SP: 32% das cidades paulistas movimentaram 24 milhões de turistas domésticos e 377 mil turistas internacionais em 2021, sendo que o seu potencial estimado é de 60 milhões com um PIB de R$320 bilhões de reais até 2030. Somente em 2023, no estado de São Paulo, estima-se ultrapassar o patamar de 44 milhões de turistas. “Eis os indicadores para o Plano de Metas: Participação do Turismo na Economia Paulista - 7% em 2022; 8,5% (2026) e 10,5 (2030); % da Força de trabalho do Turismo no Estado (direta e indiretamente) – 10% (2022), 12% (2026) e 14% (2030)”, disse Ana Biseli.

A última apresentação foi do secretário executivo do Conturesp, Armando Arruda Pereira, sobre a Ubrafe – União Brasileira de Eventos e Negócios, uma vez que a Ubrafe fez acordo com a SPTuris com o objetivo de criar indicadores específicos de eventos na Capital. A São Paulo Turismo (SPTuris) é a empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo. “As expectativas para até o final de 2023 referentes ao segundo semestre são as seguintes: 700 eventos = 400 eventos corporativos, 140 feiras de negócios, 100 congressos e 60 convenções de vendas. E este cenário espera cinco milhões de visitantes”, explicou ele.

“Em relação aos valores, o potencial de impacto econômico é de R$ 5,2 bilhões com turistas de negócios e R$ 1,8 bilhão é o potencial com os moradores da cidade/Estado que participam dos eventos. Uma coisa é certa, o mercado voltou ao normal semelhante ao de antes da pandemia e São Paulo é o principal destino de feiras comerciais do País”, relatou o secretário-executivo.

Antes do término da reunião do Conturesp, Gustavo Grisa, consultor da Invest SP/Setur-SP, analisou as estratégias e articulações sobre o tema Distritos Turísticos “que significam um avanço para o Turismo deste ano, envolvendo o Portal da Mata Atlântica, do Alto da Mantiqueira, de Santos e do Centro de São Paulo com a instalação de 200 câmeras de segurança”. Bruno Omori, presidente do IDT-CEMA – Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, falou sobre a expectativa da regulamentação de jogos de azar no Brasil.

Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP, discorreu sobre os atuais e futuros eventos da Pasta que movimentam todo o Estado, como Sabor de SP, o Turismo Religioso, Turismo Esportivo, a Festa do Peão de Barretos e a ABAV/Expo, entre outras ações. Por fim, Antônio Reinales, da diretoria da ABIH-SP, destacou a importância das ações de segurança do Governo do Estado em relação à área central da Capital. Solicitou a cooperação de todo Conturesp para esta iniciativa que irá resgatar o turismo no centro de São Paulo.