Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

14/08/2023
Festival Sabor de São Paulo registra sucesso de público em Ribeirão Preto
                  Nova etapa do evento divulgou os produtores das rotas turísticas do Alto Mogiana, Raízes do Campo e Lagos do Rio Grande

A segunda etapa do Festival Sabor de São Paulo, programa promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com a Revista MundoMesa, na cidade de Ribeirão Preto, foi uma boa opção de um programa para toda família, além de um facilitador de negócios.

Neste último sábado (12), o evento reuniu produtores de 35 cidades que fazem parte das rotas turísticas do Alto Mogiana, Raízes do Campo e Lagos do Rio Grande. A nova etapa foi um sucesso de público: cerca de 800 pessoas prestigiaram o evento, que foi realizado na sede do Senac Ribeirão Preto.

O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, foi representado por Éder Santos, chefe de gabinete da Setur-SP, que, por sua vez, recepcionou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. Juntos, eles cumprimentaram e conheceram um pouco da história dos produtores selecionados para participar da nova etapa do Festival.

Éder Santos também se encontrou com Leandro D’Arco, gerente responsável pela unidade do Senac no município. “É um prazer vir a Ribeirão e participar deste programa que é tão especial para todos nós da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado”, declarou o chefe de gabinete.

“A ideia é justamente aproximar quem produz do fornecedor e do consumidor final. O Festival é uma vitrine e mostra a diversidade gastronômica de São Paulo”, garantiu Ana Clemente, coordenadora estadual de Turismo da Setur-SP. A primeira etapa do Sabor de São Paulo aconteceu em Campinas; e até março de 2024, o evento vai percorrer outras oito regiões paulistas.

Cinco sentidos

As seguintes empresas locais tiveram a oportunidade de divulgar seus negócios e sabores: Cachaça Barra Grande – Itirapu; Casa Veronezi – Dumont; Cervejaria Maltvs – Monte Alto; Doces Caseiros Paulinho - Santo Antônio Da Alegria; Empório e Engenho Verga e Filhos – Pitangueiras; Estância Fazendinha – Barrinha; Fazenda Vista Alegre – Barrinha; Quitutes Quero Bolachas Caseiras - Santo Antônio da Alegria; Usina Do Malte – Tambaú; Geleias e Doces do Cidoca – Santo Antônio da Alegria; Restaurante da Tulha – Ribeirão Preto; Mirabile Restaurante – Mococa; Matheus e Rosária – Cidade de Franca; e Quiosque do Marelo – Rifaina.

Na sexta-feira (11), os produtores passaram por uma capacitação profissional. Foram discutidos temas como empreendedorismo na gastronomia, normas de inspeção e linhas de crédito para inovação, além de um panorama sobre turismo rural. O dia de aprendizado terminou com uma aula-show do chef executivo do restaurante Santo Grão, Fábio Vieira. O chef usou exclusivamente ingredientes produzidos na própria região em uma receita especial de joelho de porco defumado.

Próximas etapas

A terceira etapa do Festival Sabor de São Paulo será na cidade de Registro, no Vale do Ribeira, no dia 26 de agosto. O calendário segue ainda para Araçatuba, Campos do Jordão, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, além da edição dedicada à capital paulista.

Todas as etapas serão realizadas em uma unidade do Senac, parceiro da Setur-SP. O Festival Sabor de São Paulo também tem apoio de instituições como o Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Fundo Social. O programa acontece entre julho de 2023 e março de 2024.