Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

15/08/2023
Festival Gastronômico da Truta de Piracaia movimenta o turismo na região
Secretário de Turismo esteve presente em evento de lançamento do festival

O Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, esteve presente, nesta segunda-feira, 14, no lançamento do 3º Festival Gastronômico da Truta de Piracaia, um importante evento do Município de Interesse Turístico (MIT), que pertence à região de Bragança Paulista.

Piracaia destaca-se pela iguaria local e por suas belezas naturais. A produção da Truta, famoso peixe da região, é de alta qualidade e atrai turistas do Brasil inteiro em busca de uma nova experiência gastronômica. Com um cardápio diverso, a cidade oferece inúmeras opções culinárias.

Na presença do prefeito e vice-prefeito de Piracaia, José Silvino Cintra e prof. Rogério Nascimento; do prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Amitesp, Murilo Pinheiro; e da secretária de Turismo de Piracaia, Vanessa Reanho, o secretário Roberto de Lucena, enfatizou a importância do evento aos comerciantes e chefs de cozinha presentes.

“Este é um grande trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Piracaia. É uma satisfação estar nessa cidade, que é um tesouro no estado de São Paulo, e apreciar de perto as delícias gastronômicas feitas a partir da Truta.”, afirmou Roberto de Lucena.

O Festival Gastronômico da Truta, que acontece de 27 de agosto a 27 de setembro, tem como objetivo promover, valorizar e divulgar a gastronomia da cidade, representando uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos especiais elaborados com a truta e, assim, evidenciar a especialidade dos estabelecimentos participantes.

Segundo o prefeito de Piracaia, o festival tem grande importância no fomento do Turismo. “Aproximadamente 11 cidades estão envolvidas no festival movimentando ainda mais o turismo de Piracaia, além de aquecer a economia local”, ressaltou José Silvino Cintra.

Durante o Festival, foi realizado um concurso entre os estabelecimentos participantes para apresentações dos pratos produzidos com a iguaria local. O concurso visou criar  interatividade, sinergia e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico, oportunizando mais uma forma de desenvolvimento sustentável para a cidade.