Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

05/09/2023
Pesquisa vai definir perfil do turista dos principais destinos paulistas
Amitesp promove capacitação de gestores e técnicos municipais

Gestores e técnico municipais participaram de uma capacitação para definir o perfil socioeconômico dos turistas que vêm a São Paulo; identificando desde a motivação da viagem até os equipamentos ofertados por cada uma das principais cidades. A iniciativa foi promovida pela Associação dos Municípios de Interesse Turísticos do Estado de São Paulo (Amitesp), em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e Universidade de São Paulo (USP).

O secretário da Pasta, Roberto de Lucena, parabenizou a mobilização dos municípios e agradeceu a parceria com a Universidade de São Paulo para a realização do estudo. “O governo deve anunciar, nos próximos dias, medidas positivas que impactam diretamente os Municípios de Interesse Turístico (MIT’s)”, disse o secretário se referindo ao contingenciamento das verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Durante toda manhã, na sede da Setur-SP, no centro da capital paulista, secretários de turismo municipais e técnicos foram orientados sobre como fazer o estudo, que é um dos critérios de participação no ranqueamento de um MIT.  Além de obrigatório, o levantamento é um instrumento usado na própria política de desenvolvimento das cidades. A pesquisa, que será feita por meio do site da Amistesp, vai identificar o visitante, a motivação da viagem, os principiais meios de transporte utilizados, o nível de satisfação com os serviços de hotelaria e os principais atrativos oferecidos pelos 140 MIT’s que o estado possui atualmente.

Também estiveram presentes, o presidente da Amitesp, Murilo Pinheiro; o deputado estadual Helinho Zanata; o prefeito da cidade de Torrinha, René Blumer, e, representando a Universidade de São Paulo, o professor doutor Edegar Tomazzoni.