Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

15/09/2023
São Paulo promove destinos turísticos em capitais do Norte e Nordeste do país
Agentes locais de turismo conheceram mais sobre o Estado e participaram de capacitações realizadas em Belém, Fortaleza, Recife e Salvador

Com o objetivo de ampliar o fluxo de visitantes para São Paulo e elevar a procura por destinos turísticos do Estado, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) realizou esta semana, as etapas Norte e Nordeste de uma série de roadshows para guias de turismo locais. Sob o título “Experiência Brasil: Meu Destino é São Paulo”, uma equipe da Setur-SP promoveu o Estado nas capitais Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.

Em Recife, o projeto foi realizado dia 13, no Espaço Catamarã, um dos principais pontos turísticos da cidade. A capital pernambucana gera um dos maiores fluxos de visitantes para SP naquela região do país. Lá, o interesse ficou para as experiências de luxo que São Paulo oferece. Em Fortaleza, no dia 12, os cearenses participaram de um talk show e sentiram o gostinho de uma experiência bem paulistana: os famosos sanduíches de mortadela, símbolo do Mercado Municipal da capital.

O Pará também foi escolhido para acolher o projeto. O roadshow aconteceu em Belém, dia 11, com capacitação dos profissionais de turismo, além da promoção de atrações e eventos do estado de SP. Houve um interesse particular pela Estância de Campos do Jordão, e, também, pelo maior templo católico do Brasil e um dos maiores do mundo: o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

O consultor da Invest-SP, Luis Sobrinho, acompanhou de perto as etapas da iniciativa, representando a Setur-SP. “A promoção dos destinos paulistas nestas cidades foi fundamental, afinal, elas são importantes mercados consumidores do turismo paulista. Pudemos ouvir as demandas e tirar as dúvidas dos profissionais que estão na ponta de todo o processo que envolve uma viagem”, disse.

Baiana, a secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite, fez questão de participar do encerramento da etapa nordestina, em Salvador. Luciane traçou um perfil socioeconômico de São Paulo, que tem a maior infraestrutura para desenvolvimento do turismo no país. A executiva destacou que o estado conta com o maior porto e o maior hub aeroportuário da América Latina, além dos três maiores aeroportos do Brasil e outros seis aeroportos regionais. “Além de estrutura, São Paulo tem diversidade. Temos potencial para o turismo gastronômico, rural, náutico (fluvial e marítimo), religioso, aventura, de bem-estar e saúde; além dos já muito conhecidos polos de negócios e compras”, disse a secretária executiva.

No total, mais de cem profissionais compareceram ao evento promovido em uma parceria inédita entre a Secretaria, a Secretaria Municipal de Turismo da capital paulista, o São Paulo Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).