Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

22/09/2023
Turismo de SP vai neutralizar emissões de gases de efeito estufa
Plantio de 228 árvores vai compensar as 37 mil toneladas emitidas no primeiro semestre deste ano pela Pasta

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) assinou um acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) para neutralizar sua pegada ecológica. O plantio de 228 árvores nativas da Mata Atlântica no parque ecológico do Tietê, localizado na zona leste de São Paulo, vai compensar as emissões de 37 mil toneladas de carbono relacionadas ao primeiro semestre. A ação está alinhada com as metas assumidas pelo Brasil no Pacto Global da ONU e com a pauta da sustentabilidade assumida pelo governo Tarcísio de Freitas. O secretário Roberto de Lucena, titular da Pasta, fez o plantio simbólico da primeira muda de cedro em São Paulo.

“O turismo é uma indústria limpa e tem no meio ambiente preservado um dos seus principais ativos”, afirmou o secretário. O turismo de natureza ou ecoturismo, como é conhecido, é a motivação de uma em cada quatro viagens no Brasil, de acordo com o Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). É também o segmento que mais cresce no país, cerca de 25% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA).

“A compensação de carbono vai na direção dos compromissos assumidos com o Brasil de redução de gases de efeito estufa. O governador Tarcísio de Freitas tem a preocupação de que o Estado de SP lidere esse processo – e já tem realizado um belíssimo papel através da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A Setur está feliz e honrada em poder cooperar com esse movimento, trabalhando boas práticas de sustentabilidade”, afirmou. O tema vem sendo alvo de uma série de ações da Setur-SP, como a certificação internacional de empresas que atuam no estado com o turismo de natureza e aventura em mais de 200 municípios paulistas.

Foram consideradas nesse primeiro momento as emissões de carbono referentes à queima do combustível fóssil, consumo de energia elétrica e produção de resíduos. Ao final do ano, serão consideradas também as participações da Setur-SP em feiras nacionais e internacionais. A neutralização ou sequestro de carbono é uma das alternativas criadas para mitigar os impactos causados ao meio ambiente pelo excesso de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), ocasionado pelas atividades humanas. “O secretário Roberto de Lucena foi o primeiro a manifestar interesse para participar da ação”, afirmou Rogério Iório, fundador e presidente Nacional do IBDN.

Comitê de Sustentabilidade
No dia 20 de julho de 2023, a Setur criou o Comitê de Sustentabilidade e Carbono Zero, com a finalidade de identificar e aplicar práticas de sustentabilidade pelos servidores e prestadores de serviço no ambiente de trabalho, tais como reduzir o consumo de papel e plástico; criar mecanismos para economia de água e energia elétrica; conscientizar sobre o uso de recicláveis; promover a coleta seletiva de lixo e identificar pontos de descarte de lixo eletrônico.