Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

22/09/2023
Araçatuba recebe Gabinete 3D e Governo de SP entrega obras para alavancar turismo na região
Secretário de Turismo e Viagens e equipe promoveram encontro com as lideranças para estimular o setor na região; convênios para infraestrutura turística somam R$ 18 milhões

O turismo paulista teve em dia especial no Município de Interesse Turístico (MIT) de Araçatuba que, com 200.124 habitantes e distante 518 km da Capital, integra a Região Turística Tietê Vivo. Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), representando o governador Tarcísio de Freitas e equipe técnica promoveram o Gabinete 3D Turismo, na manhã de sexta-feira (22/09). Ação envolveu ações de aproximação e diálogo entre prefeitos, secretários municipais de turismo, interlocutores regionais, trade turístico, vereadores e imprensa, num total de 230 pessoas interessadas no avanço do setor.

Nos eventos do Gabinete 3D, os secretários de Estado da gestão comandada pelo governador Tarcísio de Freitas atuam presencialmente nas cidades-polo de cada região para apresentar novas propostas e receber demandas locais. Assim, Estado e municípios trabalham em parceria na elaboração de soluções para problemas e em inovações que impulsionam as potencialidades locais.

“Aqui estamos para ouvir as proposituras do setor e estimular cada vez mais o turismo na região, potencializando o interior”. O titular da Pasta informou sobre a elaboração de dois importantes Planos Estaduais, um destinado ao Turismo Rural e outro ao Turismo Náutico, “e por isso estamos aqui para receber as considerações dos técnicos regionais também sobre estes temas”.

Outro assunto discutido foi o próximo ranqueamento entre Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico (MIT), em que três MITs sobem e tornam-se Estâncias, e três Estâncias descem e tornam-se MITs. A previsão é de que isso aconteça em abril de 2024.

Durante a cerimônia teve o descerramento da placa de inauguração da Intervenção no Calçadão de Araçatuba através de convênio para infraestrutura turística no valor de R$ 537 mil reais. Em seguida, Lucena foi à cidade turística de Sud Mennucci para inaugurar a revitalização dos Quiosques Recanto das Águas, no valor de R$ 615 mil.

Além das reuniões, o Gabinete 3D contou com apresentações de Antônio Serralha, diretor do Dadetur, que expôs a importância dos convênios para o fomento do setor nos municípios; Vanilson Fickert, diretor técnico, ressaltou o posicionamento estratégico do Turismo em São Paulo, por meio de projetos e ações; e Gregory Andrade, diretor técnico, apresentou diretrizes do programa Creditur, que visa promover o crédito através dos parceiros, sendo bancos com linhas de crédito para setores público e provado, fintech’s de crédito e Sebrae para implementação de projetos.

De acordo com recente levantamento do Governo do Estado apresentado na Assembleia Legislativa, o setor já representa quase 10% do PIB paulista, ativando 52 setores econômicos e gerando 2,3 milhões de empregos. O Governo do Estado de SP, por meio da Setur-SP, tem mais de R$ 18 milhões em convênios para obras de infraestrutura turística na região de Araçatuba.

“Isso significa intervenção, revitalização, novas sinalizações turísticas, modernização, reformas, ampliações e urbanização em equipamentos turísticos da região”, destacou o secretário Roberto de Lucena.

“Temos certeza de que o turista quer conhecer o interior do Estado de SP que já é forte em atrativos e em envolve todos os setores da área, como Gastronomia, Rural, de Compras, Cultural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, entre outros. Por isso, o Estado, por meio da Setur-SP, está presente hoje em Araçatuba e região num esforço e determinação para empreender o diálogo e debates com as regiões em busca de soluções que interessem a todos.”, completou Lucena.

A Região Administrativa de Araçatuba conta com sete municípios turísticos, sendo cinco Municípios de Interesse Turístico (MITs): Araçatuba, Barbosa Buritama, Itapura e Sud Menucci; e dois são Estâncias: Ilha Solteira e Pereira Barreto.

Entenda o Gabinete 3D

Com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à população e auxiliar na definição de políticas públicas, o Governo de São Paulo lançou o projeto Gabinete 3D, cuja principal ação é a atuação presencial dos secretários do Estado nos municípios. O nome remete aos três “Ds” que regem a gestão: Diálogo, Dignidade e Desenvolvimento.

A ideia é levar gabinetes itinerantes às cidades para conversar com a população local, além de entidades e gestores. Com isso, o Estado pode entender as principais demandas regionais, elaborar soluções para problemas reais e impulsionar as potencialidades locais.

Ou seja, com o Gabinete 3D, o Governo de SP vai levantar quais são os pontos de melhorias e de crescimento de cada região e discutir ações regionalizadas. Para a gestão estadual, o diálogo propiciado pelos encontros dos secretários com as lideranças locais será essencial para entender e solucionar problemas, melhorar serviços e ter o senso de urgência necessário para cuidar das pessoas.